28 de março de 2020

ORAÇÃO PELA HUMANIDADE

"AINDA NÃO TENDES FÉ?"

Foto de arquivo - Festa da Santa Cruz (3 de maio) 2017
Numa praça de São Pedro vazia, o Papa Francisco preside a uma cerimónia de fé, de oração pela humanidade, enquanto a chuva inclemente não parava. O silêncio asfixiante, que incomoda, a angústia do vazio, silêncio esse quebrado pelas palavras do Papa que nos exorta a ter fé. Não termos medo, ter fé, ter confiança. De uma forma humilde, perante Deus por um mundo ainda pejado de vaidade, de arrogância, de incompreensão pelos problemas dos outros. Um mundo de oportunistas, em que muitos se queixam, em que se luta pela vida a cada segundo.
Num mundo em que alguns ainda lutam pelo protagonismo, despejados de compreensão, de humildade, cheios de arrogância que se colocam em bicos de pé para aparecerem nas “fotografias”. Sejamos humildes, sejamos humildes, ter fé, acreditar, ter fé. Conscientes que estamos passar por uma provação para a qual não estávamos preparados, para a qual parecia um cenário de filme, daqueles filmes de categoria B, líamos nos livros da história, mas para muitos de nós era exagero daqueles que no momento a viveram e sofreram. Muitos oravam, na altura e pediam a Deus – “Livre-nos Senhor, da peste, da guerra, da fome”. A trilogia negra que sempre marcou psicologicamente o mundo, principalmente a Europa.
Da leitura do Evangelho saiu a mensagem “ainda não tendes fé?”. Sozinho, perante a imensidão do mundo acompanhado por uma imagem de Cristo Cruxificado, importante para a cidade de Roma rogou por todos nós. Das suas palavras, retive a mensagem – “Estamos todos no mesmo barco. É tempo de reajustar a vida. Só o conseguiremos juntos”.
Mensagem forte, em que as palavras perante a imensidão da tragédia que vivemos ficam embargadas na garganta em que as lágrimas rareiam por terem corrido em abundância, em que muitos não puderam despedir-se dos seus familiares e amigos. “Ainda não tendes fé?”.  

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------