29 de março de 2020

CAMPO BESTEIROS HISTORIANDO


CAROS AMIGOS BESTEIRENSES


Sabes, vivíamos na paz dos dias, sabíamos que o mundo estava em guerra, nos anos quarenta do século XX, principalmente a Europa, sabíamos e sentíamos, nas restrições que nos deparávamos no dia a dia.  Conscientes que se vivia num país de liberdade cerceada, em que se falava à boca pequena, em que se desconfiava da própria sombra, fosse a sombra ter ouvidos. Vivia-se, sabes, nunca foi dado a essa coisa da política, nem muito contestatário, pelo menos daqueles que falam muito e muito e hoje até apresentam um currículo anti qualquer coisa, dizem eles, antifascista. Sabes, lá em casa quem era anti - qualquer coisa era a tua avó, bastava alguma coisa estar fora do lugar, já tínhamos sermão e missa cantada.
Que bem que ela realizava a prédica, verdade seja dita, tinha memória de elefante. Elencava o nosso conjunto de falhas ou de erros que esvaziava, num instante, a nossa argumentação. De cabeça baixa, de queixo caído, ouvíamos sem muito contestar o relambório das faltas. Por isso, mais que desgostar o ditador, o “botas” para alguns, era mais importante manter a tua avó satisfeita, porque sem dúvida, era a rainha da casa. Nunca soube ao certo a opinião dela sobre o senhor do Vimeiro, mas acho que lhe torcia o nariz, dizendo que é católico e, se é católico não poderia aceitar determinadas coisas. Mas ao certo não o sei, mas quando o ouvia na rádio, aparelho de excelência lá de casa, saía sempre da sala, resmungando entre os dentes.
Agora falar do nosso Campo, sim, Campo de Besteiros, antiga freguesia de santa Eulália. Ao sábado à noite, ou por vezes, na matiné de domingo tínhamos cinema, na Sociedade de Propaganda. Outras vezes, um baile de gala, e aí tínhamos à escolha, umas vezes na Propaganda, outras vezes no Grémio Besteirense. Mais alinhado, talvez, com a situação o Grémio Besteirense, talvez menos alinhada, a Sociedade de Propaganda. Nunca o saberemos ao certo, o que iria na alma de cada um, não se partilhava sentimentos, nem desejos, muito menos ambições.
Era assim, os nossos dias, mas não penses que não eramos contestatários que o diga o Bispo Moreira Pinto, quando ousou proibir a festa das Cruzes, sim, aquela festa linda que se realiza todos os anos em plena serra. Ouviu das boas, bem nos ameaçou de excomunhão, mas quem ousa enfrentar um povo que tem fé. Quem ousa?

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------