31 de março de 2020

MEMÓRIAS DE BESTEIROS - 2


QUANDO NEVAVA EM BESTEIROS! 

Esta foto foi extraída com o devido respeito do sitio
https://www.happybicycle.pt/lx10-pax-padeiro-restauro-bicicleta/

Aqui neva, não, em Campo de Besteiros, mas aqui neva, neste cantinho de Portugal, bem longe do nosso vale de Besteiros, dos nossos ares, dos nossos pomares. Aqui neva, na terra onde me encontro, que apetece, como nos tempos de criança, ir para a rua, fazer um boneco de neve, mas manda as regras que fiquemos em confinamento. Apetece, mas não, temos de ficar em casa, ver da janela. Mas como sempre, nos nossos tempos de criança é para aí que vai a nossa memória, para o nosso Campo, para o vale de Besteiros.
Quando nevava em Campo de Besteiros, nevava a sério e, a primeira lembrança que tenho é do ano de 1969. Tudo branco, as ruas pejadas de neves, com muito poucos rodados, também, os veículos automóveis não eram muitos. Lembro-me e, uma imagem que retive na memória foi dos padeiros com as suas bicicletas com os cestos do pão. Bons tempos, em que todos tínhamos o pão à porta e com que sabor. Fosse da padaria de Fermentelos, ou da padaria da Corte, todos os dias, pela manhã, chegava o pão. Lembro-me do António Padeiro a arrastar a bicicleta à mão, em grandes dificuldades, mas intrépido, os seus clientes não ficariam sem pão. Essa imagem ficou, essa como do António Roxo da padaria de Fermentelos, nas mesmas dificuldades, mas não seria um nevão que os obrigaria ficar em casa.
Lembro-me, mais tarde de outros nevões, já jovem adulto em que nos divertimos, no campo de futebol com uma jogatana. Quase não se corria, os pés não se sentiam, o nariz pingava, alguns em calções, tipos heróis, parecia que era um jogo da taça de campeões, disputados em campos, nos países da Europa do Leste.

Agora, como temos algum tempo, pedia aos leitores destas memórias que as partilhassem comigo as suas histórias, porque ao partilharmos as nossas memórias fazemos a História da nossa terra, do nosso Vale de Besteiros. No caso de quererem partilhar, enviem para o mail: campobesteiros.online@gmail.com. Obrigado. Poderá que consigamos, assim, fazer a “nossa história”.  

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------