31 de maio de 2014

Campo de Besteiros – a necessitar de “obras”…


 
Não me canso de olhar, não me canso de admirar, também não me canso de me entristecer pelo estado em que estão as ruas em Campo de Besteiros, mas se fosse só isso. O meu olhar não é independente, claro que é tendencioso, mas não me importo que seja, porque a minha terra, é mesmo a melhor terra do mundo, madrasta por vezes, incompreendida outras tantas, mas continua a ser a melhor terra do mundo.
Se quiséssemos, se nos uníssemos num projeto comum, o que conseguiríamos, porque temos história, temos registos que marcam a diferença para outras terras.
 A única definição do vale de Besteiros conhecida de outrora, que não é mais do que os terrenos contíguos ao santuário de Nossa Senhora do Campo até isso de forma clara alguns, enviesada outros, nos querem roubar, adulterar. Digo e escrevo que em vez de ver placas com aqueles que se outorgam donos das obras realizadas e também das ideias das mesmas, melhor seria que essa frase fosse transcrita, venerada e preservada.  Esses donos das obras só se fossem antes do o serem, porque outros, noutras épocas, noutros tempos, ousaram pensar, só que não conseguiram agir.
Marcar a diferença é ousar discutir, é ousar partilhar, é ousar decidir, é sobretudo é ousar lutar por aquilo que é nosso, que nos distingue, e o que nos une.
Falar de Campo de Besteiros não é vão, urge, deve ser feito e que seja para breve. As ideias, e a sua pluralidade não incomodam, nem deve incomodar, porque ninguém é dono da verdade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Subscrevo na integra tudo o que foi escrito e acompanho o pensamento do autor desta crónica e também eu me permito fazer a mesma pergunta. Como seria Campo de Besteiros se unidos e a puxarem todos no mesmo sentido?Infelizmente muito tem sido escrito e muitas ideias têm surgido neste espaço , mas o que se tem visto? Nada,zero e chego a pensar que para a grande maioria dos besteirenses, é o mesmo que chover no molhado. Infelizmente!!! Quando olhamos para as iniciativas que vão surgindo um pouco por todo o lado, algumas bem perto de nós, ficamos com uma grande sensação de vazio e perguntamos! O que falta aos besteirenses, para dedicarem um pouco de si em prol de uma comunidade que merece mais, muito mais de todos os seus filhos. Falta de iniciativa? De ideias? De brio? De vontade? De bairrismo e amor á terra?Têm a resposta os besteirenses se deixarem o seu comodismo e tirarem alguns minutos para reflectir sobre o assunto.Esperamos e desejamos que o isolamento, o comodismo e a falta de bairrismo e de brio seja ultrapassado e vejamos brevemente um grande movimento pluralista, unido e a puxar no mesmo sentido, com um único pensamento ; " Campo de Besteiros"
Rui Cruz

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------