1 de maio de 2014

1-º de MAIO


 
 
 
Maio, entrámos no mês de maio, mês das maias que já se notam pelo seu cheiro característico, nada bom para as pessoas que sofrem de alergias. Alergia parece também o governo ter á verdade, embora ligeiro vai mexer em alguns impostos.
Neste primeiro dia comemoramos o dia do trabalhador, numa altura de grande precaridade no trabalho. Por vezes sente-se que mais importante que subir na carreira profissional é garantir o posto de trabalho. Os valores e princípios pelos quais se lutou no 1.º de Maio de 1886, na cidade de Chicago, podem estar desfasados da realidade, mas infelizmente cada vez mais sente-se que existem princípios universais do trabalho a serem colocados em causa todos os dias. Curiosamente, começou na América esta luta, e foi na Europa, em 1889, na cidade de Paris aquando o Congresso Operário Internacional que se decretou que o 1.º de maio, como o Dia Internacional dos Trabalhadores que deveria ser respeitado por todos, claro com as “nuances” daqueles que tem de trabalhar para garantir os serviços que são necessários à população em geral.
Mesmo assim, maio, mês das flores, das maias que protegem os lares, podem ser que as mesmas nos protejam de mais austeridade, quando já se fala num futuro próximo no repor de forma gradual o que foi sonegado aos trabalhadores e reformados do estado. Quem dera!
 
 

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------