6 de abril de 2013

PARQUE DE CAMPO DE BESTEIROS - O QUE SE OUVIU; depois o que se viu!!!


PARQUE DE CAMPO DE BESTEIROS, no olhar está a diferença!

 

Instado por um besteirense a explicar o desabafo que escrevi que o parque de Campo de Besteiros é diferente do projeto inicial.
Então vamos aos factos, pelo menos aqueles de que tenho conhecimento e foram públicos.
Na apresentação do projecto inicial para o futuro parque, assistiu-se, e deve ser louvado, à abertura á participação cívica de todos os cidadãos besteirenses, pela Junta de freguesia de Campo de Besteiros num exercício de cidadania. Apesar das divisões como acontece sempre em situações semelhantes nas opiniões, principalmente devido à mudança da feira, o projecto inicial não encantou, mas encarnava em si tudo aquilo que um parque deve ter para ser colocado ao serviço de uma população. A natureza, a água, o lazer, um espaço para as crianças e sobretudo o projeto dotava Campo de Besteiros de um espaço cultural que se justificava. Exercício cívico interessante e no qual se pediu a colaboração de todos os besteirenses, mas que mais tarde não se viu concretizado na obra propriamente dita. Olhando para o Parque de Campo de Besteiros é mesmo como olhar para um quadro dadaísta, que retocou o projecto inicial, transformando-o, e de certa forma ridicularizando-o. Da possível perfeição passou-se à imperfeição. Porquê?
Não se justifica, em primeiro lugar aquele parque de estacionamento. Se verificarmos estão mais carros estacionados na ruas circundantes que no parque de estacionamento. Porquê? Logo ali desapareceu meio parque e perdeu-se o conjunto. Em relação ao espaço cultural que seria concretizado num anfiteatro ao ar livre, o mesmo desapareceu.
Gosto daquele espaço, mas esperava mais, mesmo muito mais.
Outra situação que não se compreende, porque não foi todo o espaço requalificado. A rua e o cruzamento com aglomerado de informação, quando é humanamente impossível absorver tanta informação em tão pouco tempo, a Praça da República, o adro do Santuário da Senhora do Campo. Teria sido mais barato na época e o conjunto poderia ter resultado mais harmonioso.
São algumas interrogações que deixo, mas não passa de uma opinião, mas naquilo que escrevo estou a exercer o direito à minha opinião de forma livre e espontânea. Não espero que concordem com ela, mas na minha caminhada por este mundo vi outros locais com um aproveitamento mais adequado e melhores enquadrados e não eram sede dos concelhos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Como estamos em época de eleições autárquicas e por conseguinte em época de promessas, pode ser que a conclusão do Parque de Campo de Besteiros no seu projecto inicial seja incluido no plano de actuação a apresentar pelos candidatos á Câmara Municipal e Junta de Freguesia e a sua realização seja uma realidade. Já agora pode ser que incluam a remedelação do campo de futebol e consequente arrelvamento com material cintético, uma vez que parece ser uma promessa não cumprida neste mandato.
Rui Cruz

Anônimo disse...

Oxalá que fosse verdade, mas não me parece.

Anônimo disse...

Há que ter fé.Pode ser que não sejamos tão esquecidos. A escolha de quem vai dirigir o nosso destino coletivo, está nas mãos dos besteirenses, assim saibam escolher a pessoa certa, independentemente do Partido que represente.
Optimista

Anônimo disse...

Há que ter fé, pode ser que não sejamos tão esquecidos. Está na mão dos besteirenses escolher a pessoa que querem para dirigir os nossos destinos comuns e escolher a pessoa certa, independentemente do Partido que represente. Acima de tudo está Campo de Besteiros.
Um optimista

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------