1 de abril de 2013

FESTA DO SENHOR DO CALVÁRIO - TRÊS DE MAIO


Festa e romaria deixam o povo satisfeito. Tristezas não pagam dívidas nem contas na farmácia, por isso mesa farta faz esquecer as agruras dos tempos que correm. Desde sempre as romarias fazem parte do ser povo, os feriados, os santos populares, de tudo um pouco, o tal povo se servia para esquecer os dias e quem não compreende isto, não compreende o povo. Tirar feriados, limitar festas é cortar a alma ao povo, o seu sentir, o seu devir.
Da festa que já se fala é da Festa da Cruz, ou como era usual dizer-se a festa de 3 de Maio, agora festa do Senhor do Calvário. Podia teorizar um pouco sobre estas mudanças de nome, mas não vale a pena, queria porém e no seguimento das palavras do papa Francisco que a Eucaristia deve ser sinónimo de alegria.
Os cartazes anunciam a Festa do Senhor do Calvário com muita antecedência, nada habitual, mas este ano acrescenta o poder ver a requalificação urbanística do Monte.
O programa decorre em dois dias. O dia três de maio com missa em Honra do Senhor do calvário e à tarde uma tradicional sardinhada. No dia cinco de Maio, dia das mães a tradicional procissão, a Sagrada Eucaristia e à tarde o terço e um concerto da Filarmónica Verdi-Cambrense que soleniza os festejos.

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------