23 de setembro de 2009

Besteiros F. C. - Noventa anos! Uma história por dia...


O primeiro campo de jogos

Naturalmente, surge a questão: onde é que se localizava o campo de jogos?
Como podemos observar na fotografia, o campo de futebol localizava-se ao fundo do recinto da feira, nos terrenos contíguos. Podemos ver ao longe a capela do senhor do Calvário. Nesse descampado, minimamente arranjado, deu o futebol os primeiros pontapés nesta terra de Besteiros. O terreno tinha sido cedido pela Junta de Freguesia de Santa Eulália de Besteiros com a obrigação do clube pagar uma renda anual, mas existia uma salvaguarda da autarquia: dispor do terreno quando assim o entendesse. A Junta de Freguesia, numa primeira fase, alugou o campo por uma renda anual, no valor de dois escudos, sendo responsável pelo seu pagamento Baltazar Ferreira, um dos fundadores do clube.
Passados seis anos, a situação legal apresentada era bem diferente. O Besteiros obteve aprovação dos seus estatutos pelo Governo Civil de Viseu e, a sua existência como associação permitia a posse de bens.
Perante este novo cenário, a Junta de Freguesia, numa sessão extraordinária datada de 22 de Maio de 27, deliberava para “...evitar qualquer dificuldade, no futuro, continuar a permitir o jogo de futebol, sem qualquer remuneração, nos terrenos da junta, ao fundo da feira, enquanto esses terrenos não sejam necessários para edificações.”
Mas nesse mesmo ano, surge a notícia na Gazeta de Tondela, que ia ser “aforado parte do campo de jogos do Besteiros Futebol Clube”. Este assunto causou alguma revolta e pedia-se a sua anulação ou então que fosse cedido outro espaço, onde se pudesse praticar a modalidade.
O aforamento era a cedência de terrenos mediante o pagamento de um foro. Não descobrimos como foi resolvido este impasse, mas na realidade, parte do campo foi aforado a particulares, dando origem ao chamado Bairro Novo.

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------