22 de setembro de 2009

Besteiros F. C. - Noventa anos! - Uma História por dia


Grande amor e dedicação ao Clube

Uma das figuras ao nível do dirigismo do Besteiros Futebol Clube que mais se distinguiu foi Bernardino Pereira Ribeiro (Guiné). Viveu o Besteiros e para o Besteiros. Figura impar com grande capacidade de trabalho, aparecem inúmeras referências de organizações de diferente índole que organizou. Foi da sua lavra que saiu o primeiro festival automobilístico, percursor mais tarde da Grande Prova de Perícia de Campo de Besteiros.
Pessoa incansável, desempenhou ao longo da sua vida vários cargos directivos, sempre norteado pelo lema, servir o Besteiros. Homem de grande iniciativa e criatividade conseguia através do seu dinamismo dotar o clube de meios necessários à sua sobrevivência. Nos momentos de aflição, era sempre ele a dizer presente. Relembro uma situação, contada pelo Dr. João Almiro, que demonstra bem o seu carácter:
“Após a realização de algumas assembleias, não se tinha encontrado ninguém disponível para assumir a presidência do clube. Passados alguns dias, chega ao pé de mim o Bernardino (Guiné), a propor-me que era necessário encontrar um presidente. Alertei-o que agora já não valia a pena, porque já tinha passado o prazo de inscrição do clube e dos jogadores. Olhou para mim, sorrindo e disse-me:
- Sim, o prazo já passou, mas o que diz a isto que tenho no bolso?
Mostrou-me um maço de cartões de jogadores que tinha inscrito por sua conta e risco. Perante tal determinação, não lhe pude dizer que não!”
O seu desaparecimento em 1973, foi bem sentido pela colectividade. Sobre ele escreveu o correspondente de Molelos, depois de participar na justa e sentida homenagem que lhe foi prestada:
“Um homem que em vida e até há pouco mais de um ano se deu inteiramente ao seu clube e a quem se fica devendo, talvez em grande parte a sua projecção até ao presente.”

Na foto, podemos ver Bernardino Pereira Ribeiro com uma das equipas que mais se notabilizou ao serviço do Besteiros Futebol Clube.
Nos noventa anos do Besteiros Futebol Clube presto nestas simples linhas, a minha sentida homenagem a um homem que deu muito ao Besteiros e a Campo de Besteiros.

Um comentário:

besteirense disse...

DO BESTEIRENSE.
EM PRIMEIRO LUGAR PERANTE A DESCRIÇÃO QUE LI DA SENTIDA HOMENAGEM AO NOSSO QUERIDO PAI E GRANDE AMIGO QUE TIVEMOS A FELICIDADE DE SER SEUS FILHOS, FAÇO JUSTIÇA EM MEU NOME AUGUSTO CARLOS E EM NOME DE MEU IRMÃO ANTÓNIO, DE TÃO GRANDE HISTÓRIA CONTADA POR ALGUÉM QUE POR SINAL AINDA JOVEM, DEIXOU NAS SUAS PALAVRAS TUDO AQUILO QUE REALMENTE ERA EM PESSOA PARA A SUA TERRA NATAL. BERNARDINO (GUINÉ) COMO ERA CONHECIDO POR TODOS FOI UM HOMEM COM "H" GRANDE. AGRADECEMOS AS SUAS PALAVRAS, E COM ELAS NÃO POSSO DEIXAR PASSAR ESTA OPORTUNIDADE PARA INFORMAR QUE NO PRÓXIMO ANO SE DEUS NOS DEIXAR LÁ CHEGAR NO DIA 3 DE FEVEREIRO DE 2010 TUDO IREMOS FAZER PARA CELEBRAR OS SEUS 100 ANOS. MUITO E MUITO OBRIGADO COM GRANDE EMOÇÃO. DOS FILHOS AUGUSTO E ANTÓNIO (GUINÉ)

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------