Apresentação aos besteirenses das obras de requalificação
urbana de Campo de Besteiros
A mesa de honra na apresentação da requalificação urbana de Campo de Besteiros
1.º Dezembro, dia de sol radioso,
apesar do frio que ameaçava vir quando o mesmo desaparecesse, foi o dia
escolhido para apresentação das obras de requalificação urbana de Campo de
Besteiros, bem como da requalificação do Monte do Calvário. Dia importante para
os besteirenses, importância que se denotava na expressão do senhor presidente
da Junta de Campo de Besteiros, Belmiro Gomes.
ruas intervencionadas na vila de Campo de Besteiros
No salão nobre da Junta de
Freguesia de Campo de Besteiros, bastante bem preenchido, salientando-se a
presença do senhor presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr.º Carlos
Marta, bem como do seu vice-presidente, Dr.º José António e outros vereadores, e
antes dos discursos oficiais, a Vereadora do Município de Tondela Eng. Carla
Pires apresentou a intervenção que vai ser realizada na “bela adormecida”.
A requalificação urbana de Campo
de Besteiros insere-se na requalificação da estrada regional 230 entre o Alto
do Fungão – Molelos e o Caramulo conjuntamente com a requalificação do Monte do
Calvário. Para além da Avenida Dr. Afonso Costa irão também ser intervencionadas
algumas ruas transversais à mesma. 
A avenida Afonso Costa será assim no futuro
A intervenção desenvolver-se-á em
diferentes áreas, desde a beneficiação do traçado, melhoria do pavimento,
abastecimento de águas, saneamento básico, electricidade, telecomunicações, gás
e passeios. Ao mesmo tempo irá ser revista a sinalização horizontal e vertical
e a colocação de zonas de diminuição de velocidade (as chamadas lombas). Saliente-se
também a rectificação de dois cruzamentos. A zona pedonal irá ser muito
melhorada, com passeios mais largos, desde o Coelhoso até à zona da Santa Casa
de Misericórdia de Campo de Besteiros.
A outra área de intervenção será
uma zona de grande valor sentimental para os besteirenses que o Monte do
calvário e a capela do Senhor do Calvário. A requalificação urbanística do
Monte do Calvário terá um valor de 435 mil euros e a empresa que irá realizar a
obra será Vibeiras S.A. A intervenção será dividida por quatro áreas: zona de
estacionamento, capela do Senhor do Calvário e Coreto, escadarias da via-sacra
e zonas envolventes.
O aspeto visual proposto para o Monte do calvário
Na capela do Senhor do Calvário
será feita uma revisão da cobertura e pintura da fachada. Na zona do Coreto propõe-se
fazer uma proteção lateral do mesmo, instalações sanitárias, revestimento da
base do Coreto, reformulação da escada frontal e repavimentação do espaço
contínuo. Na zona envolvente da capela irá ser beneficiada com uma zona de
ajardinamento, ao mesmo tempo que terão cuidado com arborização já existente e
a introdução de outras espécies arbóreas autóctones. Agora mais virado para o
lazer, será construída uma churrasqueira, bem como a criação de um circuito de
manutenção na zona da mata envolvente.
A escadaria será pavimentada com
calçada de granito, ao mesmo tempo será colocada iluminação e algum mobiliário
urbano.
Projeto agradável à vista, talvez
um pouco diferente daquilo que tínhamos imaginado, mas se não existir
preocupação com a segurança, os “Vândalos” irão destruir aquele espaço em pouco
tempo, conforme ainda podemos verificar nas janelas da capela do Senhor do
Calvário.
De uma forma resumida,
apresentámos as grandes obras previstas para Campo de Besteiros, obras
importantes há muito aguardadas que contribuirão para uma nova face da vila.
6 comentários:
Felizmente que parece que chegou a nossa hora, o que já não era sem tempo. Mas como diz o nosso povo "tarde é o que nunca chega". Esperamos agora ansiosamente que seja cumprida uma promessa em que ainda não se fala. O arrelvamento com material cintético da parque de jogos da Corte e a consequente remodelação do mesmo, com outras condições, como balneários, sanitários para os espectadores e uma pequena bancada. Aguardamos calmamente a chegada desta obra. Rui Cruz
Já depois de ter postado aqui o meu comentário anterior, outro me ocorreu. Trata-se da remodelação do largo da Capela de Nossa Senhora do Campo, obra que parece até que nem será muito dispendiosa e que dignificaria aquela zona que integra igualmente a Praça da República. Pensem nisso senhores autarcas.
Rui Cruz
Então e o povo? Ficou de fora porquê? Será que somos gente de carragar à pá e não merecemos participar no nosso colectivo?
Quando abri hoje o computador fiquei feliz com as noticias, pois pensei que estas obras prometidas ficassem adiadas com o triste argumento da crise. Felizmente isso não aconteceu e está de parabéns o Sr. Presidente da Cãmara Dr. Carlos Marta que mais uma vez demonstrou ser um homem corajoso e de palavra.
Um besteirense
Estas obras chegam com 5 anos de atraso, pois já estiveram adjudicadas e depois foram canceladas. Não esperem por mais obras desse "homem corajoso e de palavra", pois muitas prometeu e poucas cumpriu... Que trata de maneira diferente os tondelenses dos besteirenses, desde pessoas a coletividades.
Um verdadeiro besteirense
Não me digam que isto vai ser o calvário? Que mau gosto! Mas quem e que concordou com isto, com este desenho e estas cores de influencia germânicas cruzadas com um estilo otomano! Esto não tem nada da nossa terra!
Já me disseram que tem-se que se gastar o dinheiro dos fundos europeios (!) mas porque fazer esta imundice que se vai tornar numa pista de patinagem quando chover e uma eira no verão?
Será que se perdeu todo senso de inteligência colectiva no Campo?
A única coisa positiva è que o Calvário continuara a ser uma zona para quem queira um momento de solidão e calma....
Mas porque que os fundos europeios não são utilizados para investir em vês de serem gastos? Porque não se faz obras que iriam produzir empregos e riqueza para o Campo?
Falta de imaginação, de vontade?
Acordem!!!
Postar um comentário