1 de dezembro de 2012

INAUGURAÇÃO DO MONUMENTO AOS BESTEIROS


A noite já se aproximava quando se realizou a cerimónia oficial da inauguração da requalificação da praça da República, conjuntamente com o monumento aos Besteiros.

Com a excepção da recuperação dos bancos que desde há muitos anos serviam os besteirenses que se encontram na Praça da República, toda a requalificação da praça ocorrida alguns anos, bem como o Monumento aos Besteiros deve-se à Junta de Freguesia de Campo de Besteiros.

Numa breve alocução, o presidente da junta de freguesia, Belmiro Gomes sublinhou a importância do monumento e homenagem que se presta a todos os Besteiros tanto do passado como dos nossos dias. Este conjunto formado por dois elementos, um na horizontal e outro na vertical é um conjunto de qualidade impar, que segundo o arquiteto que concebeu a obra, Dr. Manuel Vaz procurou fazer uma peça que não ocupasse retirasse muito espaço a praça e que “permitisse que houvesse uma interação com a peça…”. Situação que ocorre com elemento horizontal que permite a passagem por cima do mesmo, que “funciona como um símbolo da terra dos Besteiros, um alvo para esta pirâmide oblíqua que representa a ponta do virote e que procura ser extremamente dinâmica como a terra de Campo de Besteiros”, acrescentou o arquiteto Manuel Vaz.

Após umas breves palavras do presidente da Câmara procedeu-se ao descerramento de uma placa que registou para a posteridade este dia.

Este monumento deve ser motivo de orgulho de todos os besteirenses, porque de uma forma simbólica, mas bastante conseguida prestou homenagem a todos os Besteiros que sempre almejaram o seu sonho, alguns em Besteiros, outros espalhados pelos quatro cantos do mundo que continuam a honrar o nome da sua terra. Porque onde estiver um Besteiro estará um pouco de campo de Besteiros, um pouco deste vale do qual somos por direito próprio o seu coração. Está de parabéns o senhor presidente da junta, Belmiro Gomes, grande impulsionador e mentor desta obra.
 (continua outros artigos sobre este dia)

4 comentários:

Anônimo disse...

Afinal quem são e quantos são os do Vale de Besteiros? Não vi os do Barreiro, não vi os de Castelões, não vi os de Santiago, não vi os de Vilar, não vi os de Caparrosa, nem vi os do Tourigo. Será que só os nossos antepassados eram os arqueiros e os rentantes infantaria?

Anônimo disse...

Não podemos ficar indiferentes ao grande trabalho desta peça que merece o mais rasgado dos elogíos ao seu autor.
A diferença entre este e outros artigos, é que este foi feito com o coração!

Anônimo disse...

Um monumento de que nos devemos de orgulhar e preservar. Está de parabéns o executivo da Junta de Freguesia,na pessoa do seu presidente o Sr. Belmiro Manuel Calheiros Gomes.
Rui Cruz

Anônimo disse...

Então e o povo? Será que nós não somos gente que merece participar e somos tratados como restos de carregar à gamela?

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------