Com a excepção da recuperação dos
bancos que desde há muitos anos serviam os besteirenses que se encontram na
Praça da República, toda a requalificação da praça ocorrida alguns anos, bem
como o Monumento aos Besteiros deve-se à Junta de Freguesia de Campo de
Besteiros.
Numa breve alocução, o presidente
da junta de freguesia, Belmiro Gomes sublinhou a importância do monumento e homenagem
que se presta a todos os Besteiros tanto do passado como dos nossos dias. Este conjunto
formado por dois elementos, um na horizontal e outro na vertical é um conjunto
de qualidade impar, que segundo o arquiteto que concebeu a obra, Dr. Manuel Vaz
procurou fazer uma peça que não ocupasse retirasse muito espaço a praça e que “permitisse
que houvesse uma interação com a peça…”. Situação que ocorre com elemento
horizontal que permite a passagem por cima do mesmo, que “funciona como um
símbolo da terra dos Besteiros, um alvo para esta pirâmide oblíqua que
representa a ponta do virote e que procura ser extremamente dinâmica como a
terra de Campo de Besteiros”, acrescentou o arquiteto Manuel Vaz.
Após umas breves palavras do
presidente da Câmara procedeu-se ao descerramento de uma placa que registou
para a posteridade este dia.
Este monumento deve ser motivo de
orgulho de todos os besteirenses, porque de uma forma simbólica, mas bastante
conseguida prestou homenagem a todos os Besteiros que sempre almejaram o seu
sonho, alguns em Besteiros, outros espalhados pelos quatro cantos do mundo que
continuam a honrar o nome da sua terra. Porque onde estiver um Besteiro estará
um pouco de campo de Besteiros, um pouco deste vale do qual somos por direito
próprio o seu coração. Está de parabéns o senhor presidente da junta, Belmiro
Gomes, grande impulsionador e mentor desta obra.
(continua outros artigos sobre este dia)
4 comentários:
Afinal quem são e quantos são os do Vale de Besteiros? Não vi os do Barreiro, não vi os de Castelões, não vi os de Santiago, não vi os de Vilar, não vi os de Caparrosa, nem vi os do Tourigo. Será que só os nossos antepassados eram os arqueiros e os rentantes infantaria?
Não podemos ficar indiferentes ao grande trabalho desta peça que merece o mais rasgado dos elogíos ao seu autor.
A diferença entre este e outros artigos, é que este foi feito com o coração!
Um monumento de que nos devemos de orgulhar e preservar. Está de parabéns o executivo da Junta de Freguesia,na pessoa do seu presidente o Sr. Belmiro Manuel Calheiros Gomes.
Rui Cruz
Então e o povo? Será que nós não somos gente que merece participar e somos tratados como restos de carregar à gamela?
Postar um comentário