29 de setembro de 2012

MEMÓRIAS - "POSTCARD DA TURQUIA" (1)

A primeira imagem...
De todas as imagens registadas numa visita à Turquia, não a Turquia dos circuitos turísticos provém curiosamente do momento da chegada ao aeroporto de Ankara, depois de ultrapassadas as formalidades fronteiriças, já no exterior, o odor que nos entrou pelas narinas da presença de estábulos de ovelhas nas redondezas. A primeira imagem, neste caso odorífica ficou registada. Sabemos que a carne de gado ovino está muito presente na alimentação desse povo, mas sinceramente nunca pensei que seria o primeiro registo. Ainda no ar, na aproximação ao aeroporto encantou-me as colinas povoadas em volta da capital administrativa do país que pareciam autênticos presépios. Porém, de dia a imagem já não era mesma, mas sim de bairros de lata que enxameiam as colinas em redor da grande cidade. Notava-se a preocupação das autoridades em realojar essas pessoas em bairros com maior dignidade.
Outro aspeto que sobressaia é o grande amor a nação turca, à sua bandeira, presente em inúmeros edifícios, por toda a Turquia, e também no grande orgulho no denominado pai da nação.
Um grande país, a modernizar-se aos poucos, mas com diferenças acentuadas quando se sai das grandes cidades.

 

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------