A primeira imagem...
De todas as
imagens registadas numa visita à Turquia, não a Turquia dos circuitos
turísticos provém curiosamente do momento da chegada ao aeroporto de Ankara,
depois de ultrapassadas as formalidades fronteiriças, já no exterior, o odor
que nos entrou pelas narinas da presença de estábulos de ovelhas nas
redondezas. A primeira imagem, neste caso odorífica ficou registada. Sabemos
que a carne de gado ovino está muito presente na alimentação desse povo, mas
sinceramente nunca pensei que seria o primeiro registo. Ainda no ar, na
aproximação ao aeroporto encantou-me as colinas povoadas em volta da capital
administrativa do país que pareciam autênticos presépios. Porém, de dia a
imagem já não era mesma, mas sim de bairros de lata que enxameiam as colinas em
redor da grande cidade. Notava-se a preocupação das autoridades em realojar
essas pessoas em bairros com maior dignidade.
Outro aspeto que
sobressaia é o grande amor a nação turca, à sua bandeira, presente em inúmeros
edifícios, por toda a Turquia, e também no grande orgulho no denominado pai da
nação.
Um grande país,
a modernizar-se aos poucos, mas com diferenças acentuadas quando se sai das
grandes cidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário