9 de setembro de 2015

FESTA DE NOSSA SENHORA DO CAMPO – SEISCENTOS ANOS DE HISTÓRIA


FESTA DE NOSSA SENHORA DO CAMPO – SEISCENTOS ANOS DE HISTÓRIA

 

 


 

 
Oito de setembro, dia de festa, dia grande da região de Besteiros, dia em que se realiza a festa de Nossa Senhora do Campo. Segundo refere Frei Agostinho, na sua obra monumental dedicada aos Santuários Marianos esta festa realiza-se há cerca de seiscentos anos, desde a dinastia de Avis, na centúria de quatrocentos. De certeza é uma das festas mais antigas, senão a mais antiga das Terras de Besteiros que hoje integra o atual concelho de Tondela.

Escrever sobre a festa de Nossa Senhora do Campo é escrever com um misto de saudade de tempos idos, de já não ver pessoas que partiram, mas ao mesmo tempo é voltar às origens, e participar numa festa única na nossa memória coletiva. Consciente de não ver as multidões de outrora, e quando falo de outrora, falo de entre o século quinze e o século vinte, na altura, era o santuário mariano mais importante do bispado de Viseu. Frei Agostinho refere que era o mais concorrido em que uma multidão de peregrinos vinha de bastante longe, de sítios difíceis de pronunciar, mesmo para além da serra com muitas horas de viagem. Hoje, apesar de não vermos essas multidões, ainda é significativo o número de besteirenses presentes e empenhados em prestar homenagem a Nossa Senhora do Campo, participando nas cerimónias com devoção.

Dia quente, mas com uma temperatura bastante suportável, o Santuário de Nossa Senhora do Campo embelezado com primor pelas mordomas, foi pequeno para os besteirenses presentes que mais tarde participaram na procissão que percorreu as ruas da vila de Campo de Besteiros.

Este ano reviveu-se a história ao realizar-se no fim da celebração da Sagrada Eucaristia a bênção das colheitas que se encontravam expostas em frente do santuário, conforme relatos dos mais antigos.

Às onze iniciou-se a Eucaristia onde o pároco Felisberto realçou que neste dia se festejava a Natividade de Nossa Senhora e a importância do papel de ser mãe. No fim da Eucaristia, após o momento significativo da nomeação dos novos mordomos saiu a procissão que percorreu a Rua de Nossa Senhora do Campo em direção ao Seixo com os pendões à frente, e depois os andores carregados aos ombros e magnificamente enfeitados. Em primeiro lugar ia o andor de Nossa Senhora das Graças, em segundo, o andor de Nossa Senhora do Carmo e por último, o andor de Nossa Senhora do Campo carregado aos ombros pelas mordomas. Chegada a procissão ao cruzamento com a avenida de Santa Eulália, desceu em direção à Avenida Dr. Afonso Costa percorrendo-a até ao fim do parque de Campo de Besteiros, regressando à capela de Nossa Senhora do Campo através da rua ator Alves da Silva, dando uma volta ao Santuário e recolhendo-se em seguida.

Olhar para esta festa de Nossa Senhora do Campo é olhar para uma festa que por direito próprio deveria ser uma das maiores festas religiosas do concelho que em tempos idos tinha acoplada a si uma feira franca de grande importância para a região. Mas voltar ao Campo é voltar a nossa terra, rever caras conhecidas, ou conhecer outras de outros espaços, mas todas com um denominador comum que é gostar de Campo de Besteiros, das suas tradições, das suas memórias. Vimos as tortas, vimos os tremoços, vimos os gloriosos viriatos, vimos as cavacas.

 Vimos também uma pequena exposição a lembrar a famosa feira da semente em que os agricultores se afadigavam em comprar a melhor erva para semear no meio dos milheirais, onde estavam diferentes produtos saídas da terra, e outros importantes no quotidiano do agricultor. Também estiveram expostos os magníficos trabalhos em madeira do José Godinho, um artista com as mãos de qualidade impar. É justo o agradecimento ao Jorge Marques, Adelino Santos, João Figueiredo, José Manuel da Ribeira e ao José Manuel Godinho.

 A tradição deve ser o que era, e devemos ter consciência que esta festa religiosa tem uma proveta idade de cerca de seiscentos anos, sendo uma das mais antigas do país que se realiza de forma ininterrupta. Preservá-la deve ser uma missão de cada besteirense.

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------