3 de abril de 2015

CAMPO DE BESTEIROS - A PROCISSÃO DO ENCONTRO



 
Guarda-se na memória momentos significativos da nossa terra, da nossa paróquia, da nossa comunidade religiosa, e para mim, como de certeza para muitos besteirenses, uns dos momentos mais altos é a Cerimónia de Quinta-feira Santa e a procissão do Encontro, naquele lugar único de beleza rara, o Calvário.
Quando posso regresso nesta noite a Campo de Besteiros para reviver estas cerimónias tão marcantes para um cristão. Para mim, a cerimónia mais sublime é a Procissão do Encontro, o momento que simboliza o amor de mãe, naquele momento de dor do encontro de Nossa Senhora com o seu filho Jesus Cristo. Num cenário lindíssimo que é o nosso Monte do Calvário reviveram, mais uma vez, os besteirenses aquele momento ocorrido há cerca de dois mil anos em que Nossa Senhora acompanhada pelo apóstolo predileto João e por Maria Madalena encontra-se com o seu filho, num momento de dor, mas sobretudo de amor.
Hoje, num cenário com a mesma magia, com a mesma beleza natural, mas com melhores condições, os besteirenses subiram ao Monte do Calvário, já pela noite dentro, e mais uma vez, como em muitos outros anos despediram-se de Nossa Senhora e do seu filho com o cântico “Boa Noite Mãe”.
É sempre arrepiante, mas sublime de ver o Encontro, o aproximar dos andores e toda a envolvência que o só um monte mágico transmite, como é o Monte do Calvário ou Monte de Cristo como era apelidado no século XVIII.
A riqueza simbólica deste momento, o cenário do Calvário que tem uma mística própria, mesmo única merecia outra divulgação que o tornasse o centro de interesse das cerimónias desta Semana Santa a nível regional.
Apesar da hora tardia é sempre revigorante voltara a Campo de Besteiros, reviver a Procissão do Encontro, prestar a homenagem a todos os besteirenses que ano após ano a recriaram, a manterem e sobretudo a dignificaram.  

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------