17 de março de 2015

XIII Exposição Colectiva de Arte Popular inaugurada no Mercado Velho


Foi inaugurada na passada sexta-feira, dia 6 de Março, na galeria de exposições do Mercado Velho em Tondela, a XIII Exposição Coletiva de Arte Popular do Concelho de Tondela.

Presidiu à inauguração o Sr. Presidente da Câmara, José António de Jesus, acompanhado dos seus vereadores, de Presidentes de União de Freguesias e de Freguesias, além das autoridades do Corpo da Guarda Nacional Republicana. Nas palavras de abertura, o sr. Presidente salientou que “esta iniciativa deverá ser um caminho de que não nos deveremos afastar, isto é, deveremos saber valorizar aquilo que é único, que é autêntico, que é a identidade das nossas gentes. Estimular, motivar, acalentar o desejo de que todos possamos contribuir e muito para aquilo que é a nossa maior riqueza e a capacidade de criar”. O autarca referiu que estes “pequenos grandes exemplos, devem ser multiplicados em muitas das iniciativas que possamos fazer durante o ano noutros espaços, dando visibilidade à nossa forma de transformar e à criação de valor local”.

Seguiu-se uma visita aos espaços, para conhecer mais de perto as iniciativas locais e o dinamismo individual de cada expositor. Estes vão desde o que é genuíno nas artes e ofícios tradicionais, como o cesteiro, a oleira, o trabalho do linho, a arte da talha e, por outro lado, novas áreas de comércio, novas oportunidades de negócio, novos conceitos e tendências, numa simbiose perfeita entre a tradição e a modernidade.

A terminar agradeceu em nome do município a colaboração a título gracioso, do momento musical a cargo do Grupo de Cavaquinhos de Nandufe que, com reportório de música popular portuguesa, animou todos os presentes com a sua jovialidade e alegria, certamente do agrado de todos os visitantes presentes na inauguração.

A XII Exposição de Arte Popular do Concelho de Tondela, poderá ser visitada de 6 a 29 de Março de 2015, no seguinte horário: de segunda a sexta das 10.30h às 12.30h e das 13.30h às 18.00horas. Sábados e Domingos das 15.00h às 19.00horas.
Entrada livre.

Divisão de Cultura

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------