27 de setembro de 2014

PARABÉNS BESTEIROS F.C. - NOVENTA CINCO ANOS DE HISTÓRIA

PARABÉNS BESTEIROS F.C. - NOVENTA CINCO ANOS DE HISTÓRIA
Vinte e sete de setembro, data por mim muitas vezes escrita, muitas vezes lembrada, data do nascimento do Besteiros Futebol Clube em que corria o ano dezanove do século XX. A guerra, a primeira guerra mundial tinha terminado um ano antes, de má memória, onde milhares de portugueses foram massacrados, mas demonstraram a sua coragem, o seu valor e a raça da nação lusitana. Do vale de Besteiros alguns valentes soldados participaram ativamente, um deles ainda o conheci, e deliciei-me com as suas histórias passadas nas terras de França. As suas aventuras e desventuras passadas nas trincheiras, mas para além das más condições, lembro que muito se queixava da comida do “franciu” e do comandante “camone”.  
Passada a guerra, de certeza, os jovens do vale de Besteiros, aquando das férias, entenda-se o regresso daqueles que tinham partido para as grandes cidades, deliciavam-se com as histórias dos grandes jogos de futebol, outras “guerras”. No concelho de Tondela já tinha chegado a “redondinha”, mas os grupos surgiam, e ao mesmo tempo desapareciam, porque só se uniam para dar uns pontapés na dita em algum descampado, mesmo com árvores pelo meio. Em Santa Eulália não, não se pensava assim. A ideia já andava na cabeça dos jovens besteirenses em formar um clube, um clube que expressasse a união de um vale, mas sobretudo que unisse as vontades de uma terra que apesar dos registos oficiais a conhecerem como Santa Eulália, para todos já era Besteiros, o verdadeiro coração do vale, do nosso vale de Besteiros.
No verão, dois jovens que jogavam no F. C do Porto, estiveram aqui de férias, aceleraram o “bichinho”, e ainda, o outono tinha entrado há alguns dias fundou-se o clube mais antigo do concelho de Tondela, de nome, Besteiros Futebol Clube. Primeiro, ainda sem equipamento, era o tempo do “vale tudo”, porque importante era “acertar” na bola para os lados do fundo do parque de Campo de Besteiros. Primeiro campo da bola que merecia uma placa a lembrar o feito. Nesse grupo não eram só jovens de Besteiros, mas do vale mais alargado, de Santiago e Castelões.
Chegou também a nós o relato do primeiro jogo contra um grupo de Nandufe, parecia na altura um adversário temível, mas no final contou-se zero para cada lado. Faltou o sal que apimenta os jogos que são os golos, mas conta-se que quem viu, e parece que foram muitos, gostou, aplaudiu e vibrou pela primeira vez com o nosso Besteiros, para mim, o melhor clube do mundo, porque é o clube da minha terra.
Não falarei hoje de tristeza, não falarei hoje de angústia de não ver as camisolas pelos campos a brilhar, mas gritarei a plenos pulmões: Parabéns BESTEIROS FUTEBOL CLUBE, são mesmo noventa cinco anos!

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------