9 de setembro de 2014

CANDIDATURA DA FESTA DE NOSSA SENHORA DO CAMPO


Estamos a preparar a candidatura da Festa de Nossa Senhora do Campo que se realiza há cerca de seiscentos anos, ao inventário do património cultural e imaterial de Portugal. Esta candidatura contribuirá para a sua divulgação e preservação da sua identidade.
Da análise do conceito de património cultural imaterial não podemos ignorar a importância desse património para a comunidade que o mesmo pertence. A importância da sua salvaguarda, mas também a importância da recreação pela comunidade e sobretudo a obediência à sua pureza original, procurando evitar interferências externas, sendo por isso fundamental que a comunidade, os grupos, ou mesmo os indivíduos o reconheçam como parte da sua herança cultural. Ao salvaguardar-se a Festa de Nossa Senhora do Campo, para além de se preservar, visa também a sua transmissão a gerações futuras que a reconheçam como seu legado, como fazendo parte da sua História.
Nós, como comunidade podemos desempenhar um papel importante ao partilharmos as nossas memórias da Festa da Senhora do Campo, também podemos partilhar fotografias e registos antigos que depois de digitalizados serão logo devolvidos.
Todos juntos conseguiremos.

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------