28 de julho de 2014

JUNTA DE FREGUESIA LIMPA BERMAS DE ESTRADAS E CAMINHOS RURAIS

JUNTA DE FREGUESIA LIMPA BERMAS DE ESTRADAS E CAMINHOS RURAIS


Em ano de muita de chuva e de muita humidade, a vegetação ruderal cresce de forma bastante agressiva, tornando-se muitas vezes um obstáculo às pessoas que andam a pé, e mesmo a boa visibilidade dos condutores. O seu corte, da denominada vegetação ruderal, e limpeza das valetas é um custo significativo, mas útil, mas mesmo considerando o custo, o corte manual ou por máquina é mais adequado do que chamado corte químico.
Esta introdução é para referir que a Junta de Freguesia de Campo de Besteiros procedeu à limpeza das ruas e dos caminhos rurais revelando atenção à forma como se encontram esses caminhos e estradas. Mas os besteirenses também poderiam colaborar nesse esforço, porque ao passarmos com uma máquina, porque não também limpar um pouco, e assim contribui-se para o bem comum.
Voltando agora à vegetação ruderal esta designação refere-se à vegetação que cresce na beira dos caminhos e estradas em situação de grande agressividade ambiental. Se olharmos com atenção fazem-se descobertas fascinantes que nos levantam questões como é aquela planta foi ali parar. Andar de olhos abertos, atentos à natureza é um comportamento adotar. Esta vegetação cresce em habitats que sofreram ou sofrem com a ação humana “como sejam berma de caminhos, taludes de vias de comunicação, imediações de lixeiras e entulheiras, campos abandonados sujeitos a intervenção humana, etc. Nestes locais existe uma enorme diversidade florística conhecida vulgarmente de vegetação ruderal, muitas delas são espécies fugidas dos campos agrícolas ou trazidas com a movimentação de terras”.

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------