4 de maio de 2014

CAMPO BESTEIROS - FESTA DA CRUZ (3de maio)


Perde-se no tempo a realização da festa de três de maio, ou a Festa da Cruz. Hoje não se comemora no dia, porque as solicitações atuais não o permitem, mas festeja-se no primeiro domingo de maio (quatro de maio), dia também da Mãe. Outrora, a festa da Cruz merecia dos habitantes do vale de Besteiros grande carinho, sendo a mesma procissão formada com figuras bíblicas e pela escadaria viam-se peregrinos de joelhos, no cumprimento das suas promessas.

Desde algum tempo, a Sagrada Eucaristia celebra-se ao ar livre, porque noutros tempos a capela revelava-se exígua para o número de peregrinos. Já agora, porque não direcionar a celebração eucarística para o arvoredo, de certeza que a ligação entre as pessoas e a Sagrada Eucaristia seria maior.
A tradição desta festa aponta, embora com carácter lendário, que é a comemoração do facto de Santa Helena, mãe do Imperador Constantino ter encontrado a Cruz de Cristo. Em Jerusalém após escavações foram encontradas três cruzes, descobriu-se a verdadeira cruz de Cristo, quando a mesma foi colocada sobre doentes realizava-se um milagre. Outros apontam para celebrações romanas que foram apropriadas pelos cristãos.
Esta festa é celebrada em muitos locais, nomeadamente em Espanha com grande impacto, porque o mais importante é a fé, apesar da lenda que encerra.
Mesmo assim ainda foram bastantes os peregrinos a participar na procissão e nas cerimónias que decorreram no Monte do Calvário que cada vez mais está um local bastante agradável, a apelar para que os besteirenses desfrutem dele.

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------