29 de abril de 2014

TRADIÇÕES DE BESTEIROS - O ESPANTALHO


Os mais velhos, de certeza guardam memórias dos espantalhos que povoavam os campos, na altura das sementeiras, todos eles com a nobre missão de proteger os campos dos ataques das aves de rapina, muitas vezes pequenos pardalitos, mas que tudo debicavam e destruíam. Dessas memórias, os medos passados não fazem história, mas por vezes sonhava-se com figuras humanas que tinham sido castigadas a tão nobre missão, e como eles, em noites de lua cheia ganhariam vida e vingar-se-iam daquelas crianças traquinas que atiravam pedras, ao mesmo tempo que faziam troça.
Na minha memória guardo de uma festa ocorrida em Campo de Besteiros nos inícios da década de noventa em que se prestou homenagem ao espantalho, figura impar dos nossos campos, amigo do agricultor e nada nocivo para o ambiente. Festa da qual fui um dos organizadores através dos Escuteiros.
Engraçado, no domingo de Páscoa vi um espantalho bem diferente, acompanhar o sinal dos tempos, mas também a aproveitar os produtos que estão mais à mão.

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------