31 de agosto de 2013

FOGO DO CARAMULO - A IMPORTÂNCIA DA RETAGUARDA




 
Finalmente extinto o fogo que devorou a serra do Caramulo e transformou aquela mancha verde que nos orgulhava num autêntico manto de cinza. A insanidade humana provocou esta tragédia que além do arvoredo que devorou também ceifou três vidas de abnegados Bombeiros. Quando olhamos para o combate de um fogo, só vimos os meios de ação e os homens no terreno, e esquecemos a retaguarda que é fundamental para o sucesso desta luta sem quartel.
É a retaguarda que assegura a alimentação, o combustível e outras condições necessárias a que um tão grande número de operacionais possa combater o fogo, nas melhores condições possíveis. Esta retaguarda, no fogo do Caramulo foi assegurada pelo Bombeiros Voluntários do Vale de Besteiros que só para terem uma ideia, nestes dias, assegurou cerca de cinco mil e quinhentas refeições quentes, reforço alimentar e pequenos-almoços na mesma ordem. Um grande esforço logístico que necessita de um conjugar de vontades que contou com a colaboração de voluntários e voluntárias, por exemplo na entrega de refeições, confeção de sandes etc… A nível de custos que são elevados, segundo o presidente da direção dos Bombeiros Voluntários do Vale de Besteiros, Tito Almiro já orça na ordem de oitenta mil euros em alimentação e combustível. Nesta pequena conversa agradeceu o apoio da população que como sempre colaborou de uma forma exemplar.
Hoje, sábado ainda estão no terreno cerca de 280 operacionais que vão assegurando o rescaldo e intervindo, se for necessário, em algum reacendimento.

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------