25 de abril de 2013

A FEIRA BIMENSAL DE CAMPO DE BESTEIROS

VAIS À FEIRA?
 
 
As feiras sempre acompanharam o crescimento económico do nosso país, quase desde a sua fundação. Importantes na dinamização do tecido económico local, muitas vezes regional eram criadas por cartas de feiras que determinavam as regalias e deveres daqueles que iam lá comerciar. Hoje com menos importância, mas assiste-se a um pequeno ressurgimento a nível de visitantes, porque na carteira não abundam os euros, moeda malfadada que transporte consigo a austeridade. Estar na moda também passa por mercanciar em “lojas” de marca, neste caso na “BUTI. eFe”, ou melhor explicando na boutique da Feira.
Não sabemos desde quando remonta a nossa feira bimensal, mas fala-se dela durante o século XX, e se a mesma teve origem na feira Franca que se realizava a oito de Setembro aquando da Romaria de Nossa Senhora do Campo, é situação que não posso precisar.

Desde alguns anos que mudou de pouso, agora ela espraia-se pelas ruas contíguas à sede da Junta de Freguesia, dando agora imagem de alguma desorganização, e também mais pequena. Mesmo vi gente, vi alegria, porém já não ouvi aqueles pregões habituais.

 

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------