31 de março de 2013

O COMPASSO EM CAMPO DE BESTEIROS


VISITA PASCAL

 


O som da campainha marca o compasso, a passada, ao mesmo tempo anuncia a chegada da Cruz, e nesse momento, revive-se na casa de cada um, a Ressurreição de Cristo. De portas abertas, de sorriso escancarado no rosto espera-se a vez de ver cruzar os umbrais a cruz que anuncia este momento sublime do Cristianismo. Perdeu-se talvez com o marchar do tempo um pouco da magia da Páscoa, a sua envolvência, a alegria das crianças atrás das amêndoas. Hoje, o ovo de Pascoa está mais presente, neste caso o de chocolate, confundindo um pouco as crianças com este dilema científico, como é que um coelho produz ovos. Desta folia de dar ovos de chocolate contribui que as crianças se preocupem mais com o brinquedo de com o chocolate propriamente dito. Enfim, modernices…

Mesmo assim, o folar, o bolo azedo ou doce conforme as preferências, o cabrito, ou então o cordeiro vão enchendo as mesas de cada um. Os foguetes continuam a estoirar no ar a anunciar a boa nova, não com tanta frequência, porque estamos em crise. Pudera, não vá algum incomodar a Troika…

Corre-se de casa em casa, a repetir vezes sem conta o ato de beijar a cruz. Na mesa, o queijo tradicional, os ovos cozidos, um prato com amêndoas recriando atmosfera pascal.

O domingo acordou chuvoso, mesmo bastante chuvoso, mas mesmo assim manteve-se a tradição.

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------