4 de fevereiro de 2013

4 de Fevereiro de 1929

Carta a Besteiros

Aniversário da elevação a Vila
 
Caro amigo;
 
          Ao escrever-te esta carta, numa época tomada pelas novas tecnologias, procuro transmitir-te que a tradição ainda tem outro sabor.
            É minha firme intenção, deixar correr a tinta sobre a folha e ao mesmo tempo reflectir sobre a nossa terra, Campo de Besteiros e parabenizá-la por mais um aniversário da elevação a vila, em 4 de Fevereiro.
   Numa retrospectiva histórica, a vida, nos finais dos anos vinte, estaria calma na antiga aldeia de Santa Eulália de Besteiros. O seu desenvolvimento era marcante num vale essencialmente rural, agitado às vezes, pela partida dos seus jovens para as grandes cidades, ou para o outro lado do Atlântico, nomeadamente o Brasil.
            Santa Eulália de Besteiros destacava-se pela sua localização, cruzamento de várias estradas que rasgavam o vale, atraía a si as terras em volta, devido à sua importância económica, reflexo do seu comércio e indústria. A nível associativo, duas associações comprovavam o espírito de iniciativa presente nos besteirenses. A Sociedade de Defesa e Propaganda do Vale de Besteiros constituída com o objectivo de defender os interesses da região e o Besteiros Futebol Clube que proporcionava aos jovens a prática do futebol.
            Por vezes temos tendência a minimizar aquilo que é nosso, por isso atentem ao que escrevia um besteirense, na Folha de Tondela de 2 de Março de 1924, “... na nossa terra, tão linda e tão invejada por quantos aqui aportam, ou tem a dita de a conhecer, alguns verdadeiros bairristas convidaram os representantes do comércio e da indústria e os principais proprietários desta freguesia...”
            Por isso, Santa Eulália reunia todas as condições necessárias para ser promovida à categoria de vila. O Decreto – Lei 16.467 de 4 de Fevereiro elevou Campo de Besteiros à categoria de vila.
            Data significativa para todos os besteirenses que terá sido uma compensação diminuta para aquilo que era ambicionado. Três anos antes lutava-se pela criação do concelho de Besteiros, ambição quase concretizada que só a substituição de um ministro e as jogadas de bastidores que contribuiriam para alteração da decisão da freguesia de Barreiro de Besteiros.
            Olhar hoje, parece que o tempo a fez parar no tempo, muita letargia, mesmo tristeza, o dinamismo criado perdeu-se nas brumas do tempo, talvez na década de setenta do século passado. A pujança de Campo de Besteiros adveio sempre das forças vivas da comunidade, da iniciativa privada, do unir de esforços contra o centralismo concelhio. Urge repensar o Campo de Besteiros, mas como, se cada vez mais estamos longe dos centros de decisão. Se cada vez mais, nos fazem sentir que as ambições de ter uma vida melhor são más conselheiras.
            Mesmo assim, apesar de “bela e adormecida”, Campo de Besteiros marca a diferença na paisagem e ainda continua a ser o coração do Vale de Besteiros, do verdadeiro vale único e inigualável.
Gostaria sobretudo que se realizasse um congresso, onde se discutisse Campo de Besteiros, a sua história, o presente e o futuro. Unidos, de certeza, apontaremos caminhos, definimos estratégias, sempre norteados por um melhor Campo de Besteiros.

5 comentários:

AliceGap disse...

Foi o ano que meu pai nasceu :)
Tanto orgulho ele trazia da sua terra, já Vila.

Anônimo disse...

Neste dia o monumento merecia um ramo aos BESTEIROS.

Ainda que de mãos vazias, eu fui lá!

Resta-nos a cerimónia da autarquia. Pelo menos que esta presista eternamente.

Anônimo disse...

Aproveitem esta data para repensar Campo de Besteiros, pois seria bonito que o 85º.aniversário fosse celebrado com outra dinamica e outra prespectiva. Pode ser com uma nova junta que apareça com outra dinâmica e novas ideias, pois sem desmorecer o bom que esta fez, precisa de novas ideias e novos objectivos.

Anônimo disse...

Espero que apareçam candidatos á junta, com as suas ideia e projetos e que pensem na nossa terra, acima das convicções políticas e dos partidos. Aqui está em causa as pessoas e a sua capacidade de liderança e não os partidos, sejam eles qual forem.

Anônimo disse...

os parabéns para a Vila de Campo de Besteiros e comecem a pensar á séria no 85º. aniversário com outra dignidade.

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------