18 de julho de 2010

CARTA A BESTEIROS

Prova de Perícia de Campo de Besteiros


Estou a escrever-te de terras durienses, terras onde o Douro rasgou encostas, escavando vales por onde corre a caminho da Foz. Paisagem multifacetada, construída pelo suor do homem com grande beleza natural, mas mesmo assim incomparável com o nosso vale de Besteiros, mais verdejante, mais puro, mais natural.
Se esta carta tivesse sido escrita há mais de vinte anos atrás, estaria agora a convidar-te para vires assistir à Grande Prova de Perícia Automóvel de Campo de Besteiros. Prova de Perícia que fez história, e sobre ela escrevia-se na altura que provavelmente seria a melhor prova de perícia do país. Prova de nomeada que arrastava consigo multidões com um importante historial, distinguindo-se por ser uma das maiores manifestações desportivas do concelho de Tondela, senão a maior. Surgiu até muito antes da Rampa do Caramulo, enfim…só que não se realizava no alto, mas sim no verdadeiro coração do Vale de Besteiros.
Grande manifestação automobilística que deveria merecer outra atenção do Município de Tondela que é tão palatino no conservar da história, porque não, fazer reviver uma manifestação desportiva desta índole. Apoia-se o MotorFestival que se realiza no Caramulo, local também com tradição no meio automóvel, mas existem outras organizações com tradição.
Hoje, quando vejo outras terras do país anunciarem realizações de slalons, ou provas de perícia apregoando aos quatro ventos as suas capacidades organizativas, interrogo-me, porque se perdeu nas brumas esta prova. Nada se faz por revive-la, nem exposições na data, nem tentativa para organizá-la. Pela memória daqueles que muito deram de si por esta prova, cabe ao Besteiros, Bombeiros, Junta de Freguesia unir esforços para a organizar, noutros moldes com outros objectivos, mas com o mesmo fim divulgar o nosso vale.
Sejam Felizes

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------