3 de fevereiro de 2010

4 de Fevereiro de 1929 - 4 de Fevereiro de 2010

Entrevista ao presidente da Junta de Freguesia de Campo de Besteiros




“Campo de Besteiros tem sido a terra e a missão de uma vida”



Belmiro Manuel Calheiros Gomes exerce as funções de Presidente da Junta de Freguesia de Campo de Besteiros há três mandatos consecutivos. Desde jovem, sempre se dedicou a causas comuns, tendo representado o Besteiros Futebol Clube durante dezasseis épocas seguidas. Exerceu outros cargos noutras associações da freguesia, inclusive no Besteiros em diferentes cargos e órgãos. Salienta-se que leva vinte e três anos como Presidente do Rancho Infantil da Casa do Povo de Campo de Besteiros que tem divulgado o nome da nossa terra pelo país e mesmo pelo estrangeiro. Sempre muito activo, grande besteirense não regateia esforços pela sua comunidade.
Agora que Campo de Besteiros comemora o octogésimo primeiro aniversário da elevação da nossa freguesia a vila impunha-se ouvi-lo em entrevista.

Campobesteiros.Online – Entrou no terceiro mandato consecutivo como presidente da Junta de Freguesia de Campo de Besteiros. Numa breve resenha faça um balanço dos dois anteriores mandatos.


Naturalmente um balanço positivo – pois ao longo dos dois mandatos, procurámos abranger os diversos domínios que se prendem com toda a gestão autárquica. Construção da Casa Mortuária; Pavimentações de ruas; alargamentos de ruas (algumas das quais eram apostas de anteriores elencos sem o terem conseguido); aquisição de terrenos na zona desportiva indispensáveis à construção de novos equipamentos nessa área (também aqui, negociação que não foi conseguida por anteriores juntas); remodelação da rede de iluminação pública em vastas áreas da freguesia; construção do polidesportivo, parque infantil, zona de estacionamento de viaturas, fontes cibernéticas, Espaço Internet, quiosque e bar, zonas verdes, todo este conjunto fazendo parte do parque de lazer da Vila; Piscinas; requalificação da ETAR; = são o conjunto de obras mais relevantes.



Campobesteiros.OnlineDas obras já realizadas, qual é que considerou mais relevante?
A Construção da Casa Mortuária. Hoje reconhece-se a mais-valia da existência desta infra-estrutura. Considero também muito importante a minha participação, em conjunto com outros autarcas, nos processos de mudança do campo de futebol e de permuta de terrenos para alargamento do cemitério, processos, aliás, que se arrastaram durante vários anos e em relação aos quais sinto enorme satisfação pessoal por ter contribuído para a sua resolução / conclusão.


Campobesteiros.Online – Quais são os outros elementos que constituem a sua equipa de trabalho?
Carlos Alberto Loureiro Brás e Rui António Rodrigues Pereira Vieira, Secretário e Tesoureiro, respectivamente.


Campobesteiros.Online – No seu programa eleitoral apresentou algumas obras que já constavam do anterior e não foram realizadas. O que impediu a sua realização?
Sobretudo, faltaram os recursos económicos para se avançar com essas obras. Todavia, outras foram realizadas e não faziam parte do manifesto eleitoral.



Campobesteiros.Online – Embora já tenha referido esta questão numa entrevista a este blog, pode mencionar o seu plano de acção para estes quatro anos?

Poderia mencionar todo o programa de acção que consta no nosso manifesto eleitoral. Contudo, procuro nesta entrevista, destacar algumas obras que, no nosso entender, serão as mais emblemáticas e que, de certa forma estão na objectiva dos cidadãos da nossa freguesia, tais como: requalificação da Av. Dr. Afonso Costa e da Praça da República; arranjo paisagístico do Monte do Calvário; pavimentação e construção de passeios; colocação de um piso sintético no campo de futebol; construção da ETAR na povoação da Ribeira, além de pretendermos intervir noutros melhoramentos considerados importantes mas que pela sua diversidade não vamos reportar neste espaço.


Campobesteiros.Online – Das obras apresentadas, qual é aquela que acha a mais necessária e vá avançar em breve?

A requalificação da Av. Dr. Afonso Costa é para nós a obra mais urgente de todo o nosso programa de acção. Sabendo nós que é igualmente uma preocupação da Câmara Municipal, estamos convictos que tudo será feito, para que, o mais breve possível, seja anunciado a adjudicação e o seu início. A construção da ETAR na Ribeira já está em condições de, resolvidos alguns pormenores, poder iniciar-se. O arranjo da Praça da República será tão breve quanto as condições meteorológicas e o calendário do empreiteiro o permitam.

Campobesteiros.Online – Está na moda os percursos pedestres. Existe algo pensado em criar pelo menos um percurso significativo na nossa memória colectiva?

Neste domínio, iremos melhorar a ligação desde a Brasina, passando por Vila de Rei, Bispos e Arrifana com destino à povoação do Batôco – podendo ser aproveitado por quem deseje para dar uns passeios por zonas pouco exploradas. Existe ainda um percurso que gostaríamos de proporcionar aos amantes dos passeios pedestres que é a ligação, a partir da Ribeira, em direcção à Pedra Furada com ligação ao Coelhoso e ao Calvário/Mourão.


Campobesteiros.Online – Quantos habitantes tem a freguesia?
Tendo em conta o número de recenseados na freguesia, estimamos em cerca de 1800 habitantes.


Campobesteiros.Online – Na antroponímia da freguesia de Campo de Besteiros alguns daqueles que se destacaram na sua história já foram distinguidos, mas existem outros que merecem também ser destacados, como por César de Matos, António Dias Duarte, dr. Pereira Fonseca e Aureliano Duarte Coimbra (claro esta é a minha opinião). Estão analisar essa situação?

Além dos nomes a que a pergunta refere, existem para nós, outras pessoas que merecem o nosso reconhecimento. Não quero pronunciar-me sobre essas mesmas pessoas. Contudo, lamento profundamente que, ainda em vida, o Sr. António Dias Duarte não tenha tido a homenagem que a esmagadora dos Besteirenses lhe dedicariam. O Município de Tondela já o fez a título póstumo. A Junta de Freguesia deverá ter em atenção essa dívida para com o Sr. António Dias Duarte. Quanto a homenagens ou perpetuação do nome de pessoas consideradas relevantes para a nossa Terra, esta é uma matéria delicada e que suscita sempre muita controvérsia logo no momento em que é proposto um nome para qualquer local/rua da freguesia, em detrimento de outros que mereciam semelhante perpetuação. Temos consciência que continuarão a ficar muitos Besteirenses por homenagear e que, no futuro, virão a ter a oportunidade de serem lembrados.

Campobesteiros.Online – Outra situação que gostava que abordasse eram os limites da freguesia. Pela memória transmitida de geração em geração os limites seriam outros, mas parece que cada vez mais têm sido estreitados. Qual é a sua opinião sobre este assunto?
Não concordo com essa perspectiva tão linear dos limites da freguesia terem sido estreitados. Eu digo que, cada pessoa ou cada freguesia confinante atribui os limites dentro dos seus interesses ou indicações correctas ou adulteradas. Naturalmente existem registos e testemunhas que nos vão permitir, com o melhor rigor possível, saber as nossas fronteiras. Não é a colocação de placas ou acções equivalentes que nos vão retirar ou atribuir mais ou menos área nas freguesias.

Campobesteiros.Online- Campo Besteiros distinguiu-se, em grande parte do século vinte como a terra que marcou uma era na industrialização do concelho. Agora, essa situação já não existe, infelizmente também derrubaram a chaminé da fábrica Velha, que assinalava essa industrialização. Não merecíamos ser contemplados com uma zona industrial em continuação da ZIM localizada no Lagedo?

Abordando essa questão, diria que não é previsível a criação de qualquer zona industrial na nossa freguesia. Tem sido defendido por nós que a ampliação da ZIM do Lagedo seja feita nos terrenos da nossa freguesia. Entendemos ser justo esta reivindicação, mas estamos também conscientes que dada a crise que se vive, essa ampliação levará o seu tempo. Quanto à chaminé da fábrica velha (saudosa referência), quem sabe se um dia, não é construída uma réplica (em miniatura) num espaço público dessa zona em urbanização?


Campobesteiros.Online – 4 de Fevereiro é uma data significativa na história besteirense. Como pensam comemorar essa data?

O 4 de Fevereiro é uma data em que, de há uns anos a esta parte, é motivo para os membros da Junta e Assembleia de Freguesia, Presidência e Vereadores da Câmara Municipal de Tondela se reunirem numa simples confraternização. Poderia ser aproveitada para inaugurar qualquer obra ou melhoramento. Se calhar, era uma questão de retardarmos a conclusão dessa mesma obra para ser terminada nas proximidades desse dia. Não o fazemos nem tão pouco procuramos agregar a esse aniversário o lançamento da primeira pedra das obras de requalificação da Praça da República que, como já foi referido, está para breve.

Campobesteiros.Online – Para si o que é Campo de Besteiros.

Campo de Besteiros tem sido a terra e a missão de uma vida, que tenho procurado honrar através da minha participação cívica e dedicação pessoal. Tenho muito orgulho em pertencer a esta terra hospitaleira e de tão boa gente.


Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------