22 de outubro de 2009

Riscos e Rabiscos de Besteiros

2666 marca uma era



Uma das maiores paixões que tenho é a companhia de um livro. Ler transporta-me a outros mundos, a outras realidades e vivências. Vive-se e convive-se com as personagens que enformam os livros durante as horas e dias.
Hoje, gostaria de vos apresentar Roberto Bolano. Nasceu em Santiago do Chile, filho de um camionista e de uma professora. Percorreu durante a sua infância várias cidades chilenas. Mais tarde viajou pela Europa e nos anos setenta fixou-se na Costa Brava em Espanha, e nos últimos anos da sua vida (morreu em 3003), dedicou-se de corpo e alma à escrita para deixar um legado literário para que a sua família em precárias condições financeiras pudesse sobreviver. Deste autor estavam publicadas três obras até saída de 2666, a saber: “Nocturno Chileno”, “Os Detectives Selvagens” e “Estrela Distante”.
A viagem pelo livro 2666 é marcante e arrebatadora e apesar da envergadura do livro não se consegue parar de ler. Viaja-se pelas mais de mil páginas como se percorrêssemos um testamento de alguém com uma capacidade única para a escrita.
Os meus conhecimentos literários sobre as obras que são publicadas no mundo, não me permitem classificar este livro como obra-prima, mas é daqueles livros que marcam e nos fazem pensar.

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------