Primeira Grande Prova de Perícia
As taças da Primeira Grande prova de Perícia

Os problemas financeiros crónicos do Besteiros aguçaram o engenho dos seus dirigentes, levando-os a organizar, a primeira prova de Perícia Automóvel, em Campo de Besteiros. A comissão organizadora pretendia “...angariar fundos para aliviar a vida do Besteiros Futebol Clube e dar à terra a possibilidade de assistir a uma tarde desportiva inédita para muitos...”
Essa realização não surgiu do nada, porque anos antes, já se tinha organizado uma Gincana automóvel. Existia a experiência necessária para levar a efeito uma organização desse tipo, só faltando reunir, “...um punhado de boas vontades”, o que foi conseguido.
Estávamos em 1960, mais precisamente em vinte e oito de Agosto, quando se realizou a primeira grande prova de perícia automóvel. O local escolhido foi o Campo da Neuza, onde se preparou uma prova deveras interessante, desafiadora da perícia de cada condutor.
O custo de cada inscrição era de cem escudos. Quantia significativa para a época, mas, mesmo assim, inscreveram-se sessenta concorrentes oriundos de diferentes zonas do país. As acessibilidades não se comparam às de hoje, mas, apesar desse facto, a lista de concorrentes era bastante abrangente, mas com maior incidência na região centro. Alguns eram de terras bens distantes, na altura, caso de Caminha ou de Lisboa.
Da análise dos tempos obtidos a competição foi renhida, principalmente para os lugares intermédios. Essa luta despertou o interesse dos espectadores que podiam apostar nos seus favoritos, através de uma bolsa de apostas.
Após o registo de tempos e a soma das penalizações, ficou assim ordenada a classificação:
1.º - João Eduardo Ferreira, 1m32s.
2.º - António Ferreira, 1m37s.
3.º - Carlos Alberto Terena, 1m57s.
4.º - António Neves, 2m02s.
5.º - Francisco Neves da Costa, 2m04s.
Os representantes locais classificaram-se em lugares mais modestos, registando-se um décimo sexto de José Salafranca Almeida.
A prova ainda rendeu uma verba significativa, fruto, mais uma vez, da capacidade de iniciativa dos besteirenses.
A organização desta prova não foi o início de um caminho, mas antes um culminar de diferentes organizações deste tipo. Ao longo da história do Besteiros foram várias as actividades relacionadas com os desportos motorizados e velocipédicos. "Penso eu de que" outro olhar e reviver da prova era atitude mais correcta, por uma Câmara tão ciosa em preservar a memória. Aguardo!!!
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