24 de setembro de 2009

Besteiros F. C. - Noventa anos! Uma história por dia...


O primeiro jogo...



O primeiro jogo do qual temos relato foi entre o Besteiros Futebol Clube e um grupo proveniente da freguesia de Nandufe, realizado em Março de 1921.
O motivo apontado para a realização deste jogo foi a inauguração “do formoso campo desportivo”. Dia de festa na freguesia de Santa Eulália, por esse facto, a direcção do clube procurou que ela atingisse o maior brilhantismo, só não conseguindo contratar uma filarmónica. Apesar desse contratempo, o grupo visitante foi recebido com foguetes e vivas, dando os besteirenses, mais uma vez, provas de bem receber.
Neste jogo não poderiam faltar os discursos da praxe, tendo proferido as palavras de boas vindas o P.e Alexandre Augusto de Brito, que num breve improviso “fez ver aos grupos a importância do caso, frisando que daquele encontro só poderia resultar a melhor camaradagem para os povos desta região e o melhor nome para o concelho de Tondela.” A estas palavras, respondeu o Tenente Almiro agradecendo a recepção, em nome do Sport Club de Nandufe.
Quanto ao jogo, o resultado registado foi 0-0, faltando os golos para darem mais colorido ao espectáculo.
“O encontro destes dois “teams” não foi um desafio, nem sequer os rapazes de Besteiros tinham a veleidade disso, mas uma simples lição que se propôs receber para assim mais facilmente se amestrar nesta distracção desportiva.
Ambos os grupos jogaram correctamente; os homens de Nandufe procuraram alcançar a vitória jogando com maior interesse, mas a rapaziada de Besteiros portou-se admiravelmente, jogando com uma energia e entusiasmo digno de registo, não consentindo que o grupo contrário conseguisse abrir o score, terminando o jogo com o empate de 0 a 0.”
A importância deste jogo e a raridade da sua realização arrastou atrás de si grande multidão que veio de vários pontos do concelho.

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------