16 de novembro de 2012

MONUMENTO AOS BESTEIROS - um olhar



Muitas as razões poderiam ser invocadas a favor ou contra a construção do monumento aos Besteiros.
Ouvi argumentos a favor, outros contra, mas alguns argumentos contra revelavam desconhecimento de quem foram os Besteiros, das suas armas e sobretudo da importância do seu papel, durante a reconquista e mesmo na história de Portugal, nomeadamente na batalha de Aljubarrota. Ao prestar-lhes homenagem, estamos a prestar homenagem a todos os nossos antepassados. Negar as nossas origens, sobretudo desconhecê-las é não saber honrar a nossa memória coletiva.
Por isso é com muito orgulho que afirmo que sou de Besteiros, do verdadeiro vale, onde outrora os besteiros se preparavam para partir ao serviço do seu rei, da sua bandeira, da sua nação.

 

2 comentários:

Anônimo disse...

Honra aos besteiros que vivem o presente, projetam o futuro e não esquecem o passado.
Rui Cruz

Anônimo disse...

Penso que ainda falta honrar aqueles que lançaram as bases da avicultura em Portugal e Campo de Besteiros, como berço da avicultura, deve homenagear estes obreiros que merecem mais que os seus nomes nas ruas, merecem um monumento que preserve a sua memória e seja um marco para o nosso futuro colectivo.
Rui Cruz

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------