Dia da memória, do respeito, de homenagem aos nossos entes
queridos, aos nossos amigos e vizinhos que já partiram e nos honraram com a sua
amizade. Estarmos presentes é mostrarmos o nosso apreço, a nossa sentida
homenagem.
Muitos besteirenses regressaram por umas horas a Campo de
Besteiros. De certeza olharam para o monumento aos Besteiros, monumento de homenagem
aos nossos antepassados, à nossa história coletiva. A, eles, Besteiros devemos
a origem da nossa terra, do nosso vale, do orgulho de ser de besteiros. Homens indómitos,
corajosos que muitas vezes lutaram ao lado do seu rei, pela sua pátria. Por Ela
derramaram o seu sangue, mas no fim da batalha recolhiam-se ao seu vale, à sua
terra, simplesmente a Besteiros.
Hoje assiste-se ao movimento de nos quererem roubar o nome,
estendê-lo, em parte para apagar as nossas memórias, por isso, em boa hora que
a Junta de Freguesia mandou construir este memorial aos Besteiros. Por muita
crítica que haja, está de parabéns quem teve esta iniciativa.
Por isso, neste dia da memória, neste dia de tristeza, neste
dia de ausência, ao olharmos para o monumento, de certeza, veremos os nossos
antepassados, os nossos familiares, os nossos vizinhos, os nossos amigos que
como Besteiros honraram a sua terra. De certeza estarão de atalaia a olhar por
nós.
2 comentários:
Eu até posso deixar Campo de Besteiros, mas Campo de Besteiros nunca me vai deixar, pois está sempre presente no meu pensamento e no meu coração.
Rui Cruz
FORÇA E GRANDEZA DE ÂNIMO POR CAMPO DE BESTEIROS
Postar um comentário