1 de novembro de 2012

AOS BESTEIROS - DIA DA MEMÓRIA


Dia da memória, do respeito, de homenagem aos nossos entes queridos, aos nossos amigos e vizinhos que já partiram e nos honraram com a sua amizade. Estarmos presentes é mostrarmos o nosso apreço, a nossa sentida homenagem.

Muitos besteirenses regressaram por umas horas a Campo de Besteiros. De certeza olharam para o monumento aos Besteiros, monumento de homenagem aos nossos antepassados, à nossa história coletiva. A, eles, Besteiros devemos a origem da nossa terra, do nosso vale, do orgulho de ser de besteiros. Homens indómitos, corajosos que muitas vezes lutaram ao lado do seu rei, pela sua pátria. Por Ela derramaram o seu sangue, mas no fim da batalha recolhiam-se ao seu vale, à sua terra, simplesmente a Besteiros.

Hoje assiste-se ao movimento de nos quererem roubar o nome, estendê-lo, em parte para apagar as nossas memórias, por isso, em boa hora que a Junta de Freguesia mandou construir este memorial aos Besteiros. Por muita crítica que haja, está de parabéns quem teve esta iniciativa.

Por isso, neste dia da memória, neste dia de tristeza, neste dia de ausência, ao olharmos para o monumento, de certeza, veremos os nossos antepassados, os nossos familiares, os nossos vizinhos, os nossos amigos que como Besteiros honraram a sua terra. De certeza estarão de atalaia a olhar por nós.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu até posso deixar Campo de Besteiros, mas Campo de Besteiros nunca me vai deixar, pois está sempre presente no meu pensamento e no meu coração.
Rui Cruz

Anônimo disse...

FORÇA E GRANDEZA DE ÂNIMO POR CAMPO DE BESTEIROS

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------