11 de julho de 2011

ESCRITOS DE BESTEIROS

DIREITO A EXISTIR!!!


Num artigo do Jornal de Tondela vi referido outra vez em tom de crítico, palavras contra aqueles que um dia ousaram querer dividir o concelho. Queriam tornar dois concelhos pobres, e agora temos um concelho rico. Sim, temos um concelho rico, cada vez mais com uma assimetria acentuada entre a sede do concelho e o vale de Besteiros e a serra. Se esse sonho fosse concretizado teríamos dois concelhos ricos sem assimetrias e com mais igualdade e justiça. Mas enfim. De vez em quando lembram-se de desfraldar essa bandeira, para justificar o tratamento desigual.
Agora pretende-se que o desportivo de Tondela seja a bandeira do concelho. Por mim tudo bem. Não me incomoda.

Agora pretender que um clube cresça e torne o concelho num deserto desportivo, quando nunca foi assim. Já agora, quando se faz um projecto deve-se fazer com alicerces e não baseado no poder do dinheiro. Por exemplo, ao contrário do Académico de Viseu, quanto jogadores das camadas jovens do concelho tinha o Desportivo na sua equipa principal? Onde se encontram as equipas das camadas jovens a disputar o campeonato?
Por exemplo, o Padroense que roubou o sonho ao Desportivo tem equipas das camadas jovens no nacional e a disputarem a fase final e tem equipas B no distrital com uma delas a sagrar-se campeã regional. Isto sim é um projecto consistente. Se por decreto, os clubes do concelho acabassem, onde jogariam os jovens oriundos do vasto concelho de Tondela?
Mas já agora, porque não elaboram um projecto de fomento desportivo, no concelho cedendo aos clubes históricos a formação e apostarem então no profissionalismo? Por mim tudo bem. Agora não é fazer desaparecer os outros, para sobressair somente um clube.
Devemos sonhar, mas sobretudo devemos projectar o futuro com projectos consistentes baseado na formação e complementar essa formação com jogadores oriundos de fora com qualidade. Projectos baseados no dinheiro não ultrapassam mediocridade, porque quando o dinheiro desaparecer começa travessia do deserto

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------