20 de março de 2018

VALORES



VALORES


            Hoje venho falar de algo que me vai preocupando cada vez mais enquanto pessoa e enquanto profissional de educação, que são os VALORES. Não os Valores monetários, mas os Valores Sociais, principalmente o Respeito por si e pelos outros.
            Cada vez mais vemos uma sociedade onde a “falta” de Respeito vai imperando em muitos locais: casa, escola, locais públicos, transportes, etc.
            As novas gerações vão deixando de saber qual o verdadeiro significado da palavra Respeito pela falta de exemplo que muitas vezes têm.
            O Respeito começa a construir-se desde cedo, desde tenra idade. Quando a criança ainda pequena levanta a mão para “bater” no adulto e não é corrigida, pensa que é um ato correto e vai continuar a fazer mais e mais, até que quando nos damos conta já nada há a fazer. Essa atitude começa a fazer parte da sua forma de estar que se vai tornar num jovem e posteriormente num adulto.
            Atualmente a sociedade pensa muito no “Eu” e não no “Nós”. Enquanto se pensar no “Eu” não haverá respeito pelo próximo e torna-se numa bola de neve.
            Respeito pela opinião do outro, respeito pela vez do outro, respeito pelos sentimentos do outro, Respeito pelo Outro- Pessoa que é igual a mim e tem tantos direitos e deveres como eu. Não estamos sozinhos, estamos integrados numa sociedade, vivemos em grupo, seja em que situação for: familiar, escola, trabalho, locais públicos, etc. Por isso considero que o Respeito está acima de tudo. E que se queremos ser respeitados também devemos respeitar.
            Enquanto profissional é meu dever ensinar e colocar em prática o Respeito por si e pelo outro, o que nem sempre é fácil. Mas é e continuará a ser uma luta diária. Preocupa-me a falta de respeito pelos colegas e pelo adulto. Cada vez mais têm uma postura de confronto para com o adulto.
            Mas essa luta não deverá passar apenas por mim (Nós-Escola), deverá começar no seio familiar e ser continuado na escola. Somos (ou deveríamos ser) um todo: casa, escola, sociedade em geral e é nosso dever trabalhar e lutar todos pelo mesmo. Neste caso pelas nossas crianças, futuros jovens e adultos.
Respeito demonstra um sentimento positivo por uma pessoa ou para uma entidade (como uma nação, uma religião, etc.) e também ações específicas e condutas representativas daquela estima.


"O auto-respeito é a raiz da disciplina; a noção de dignidade cresce com a habilidade de dizer não a si mesmo."



Ângela Dias

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------