4 de outubro de 2016

BESTEIROS - ESTA GENTE É RIJA!





Dizem alguns que Campo de Besteiros está morto! Morto? Não pode ser! Eu pé ante pé, assim como não se quer a coisa aproximei-me, e como bom português que sou ao ver ali inerte, assim como estendido ao comprido, sem dar sinal de si, dei um pequeno pontapé, no dito, onde as costas mudam de nome, ali para os lados do Batoco, alto e para o baile, proclamei. Não, está a dormir! Ontem, como hoje, a “bela adormecida” está a dormir. Falta dinâmica associativa, falta a vontade de lutar pelos nossos valores, por aquilo que nos distingue, pela nossa história, pela nossa memória.
Mas esta terra é do caraças. Desculpem a expressão, é mesmo do caraças. Uma terra sem vida, adormecida tem a manifestação religiosa das mais antigas do país, o clube mais antigo do concelho, é das primeiras terras do  país a organizar um rally Sport, teve a melhor prova perícia do pais, esta sim com raízes históricas, a merecer outro olhar, a merecer de quem gosta da História, outra atitude. Esta “bela adormecida” iniciou aqui, pela primeira vez, no país a avicultura industrial, mas não tem um centro interpretativo a preservar essa memória. Sim está a dormir, olha o que eles não fariam se não estivessem. Na maioria das coisas foram pessoas vindas de “fora”, talvez da lua? Deixem-se de coisas, e hoje, em que se fala nas diferenças, este é o exemplo que aqui, em Campo de Besteiros muitos puderam realizar os seus sonhos, dar largas à sua criatividade e iniciativa.

Esta gente de Besteiros é rija, consegue coisas que outros nem sequer ousam pensar! Ah pessoal do carago! Um dia que acordem aí é que vai ser bonito! Tenho e sempre terei orgulho de ser de Besteiros!

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------