3 de maio de 2015

FESTA DE 3 DE MAIO - NEM A CHUVA AFASTOU OS PEREGRINOS




No ano de 1952, António Oliveira Salazar extingue o feriado nacional de 3 de maio que tinha sido criado em 1912 pelos republicanos para comemorar a descoberta do Brasil. A Igreja, neste dia já festejava a dia Festa da Cruz ou de Santa Cruz com grande tradição no norte do país.
Em Campo de Besteiros porém, perde-se no tempo a realização da festa de três de maio, ou a Festa da Cruz. Hoje não se comemora no dia, porque as solicitações atuais não o permitem, mas festeja-se no primeiro domingo de maio, este ano felizmente, no dia 3 de maio, ao mesmo tempo dia da Mãe. Outrora, a festa da Cruz merecia dos habitantes do vale de Besteiros grande carinho, sendo a mesma procissão formada com figuras bíblicas e pela escadaria viam-se peregrinos de joelhos, no cumprimento das suas promessas.
Desde algum tempo, a Sagrada Eucaristia celebra-se ao ar livre, porque noutros tempos a capela revelava-se exígua para o número de peregrinos. Este ano, a chuva esteve presente, sempre em força, ano em que a mordomia tinha colocado um coberto para obstar a inclemência do sol. Caprichos do tempo, dizemos nós. A tradição desta festa aponta, embora com caráter lendário, que é a comemoração do facto de Santa Helena, mãe do Imperador Constantino ter encontrado a Cruz de Cristo. Em Jerusalém após escavações foram encontradas três cruzes, descobriu-se a verdadeira cruz de Cristo, quando a mesma foi colocada sobre doentes realizava-se um milagre. Outros apontam para celebrações romanas que foram apropriadas pelos cristãos.
Esta festa é celebrada em muitos locais, nomeadamente em Espanha com grande impacto, porque o mais importante é a fé, apesar da lenda que encerra.

Mesmo com o mau tempo, o padre Felisberto veio em procissão desde a Igreja Matriz até ao Monte do Calvário com o crucifixo numa demonstração de coragem e sacrifício, sobretudo respeito pela tradição. No sopé do Monte do Calvário integrou-se na procissão, a imagem da Imaculado Coração de Maria transportada aos ombros pelos Bombeiros Voluntários do Vale de Besteiros. De seguida, participou-se na Sagrada Eucaristia que decorreu ao ar livre, situação para qual permitiu o coberto colocado pela a mordomia deste ano.

Dia de chuva, mas dia de festa, dia da Mãe, dia de carinho e respeito pelas nossas tradições, onde se cumpriu a história, e onde tive o prazer de mais uma vez participar. A Festa do Senhor do Calvário que pela qual nutro muito carinho, e onde fui mordomo por três anos consecutivos e fiz parte da comissão que implantou o monumento ao Imaculado Coração de Maria.

Aproveito a oportunidade para dar os parabéns aos mordomos pela cobertura e a mordoma ou mordomas responsável por aquele lindíssimo tapete de flores. Lindo, lindo.  

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------