15 de abril de 2015

Festa do Livro e Semana da Leitura 2015


Teve início, na passada quinta-feira dia 9 de abril, a edição 2015 da Festa do Livro e da XIV Feira do Livro de Tondela.

A cerimónia de abertura decorreu na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro e principiou com um momento musical oferecido pelo Grupo Coral e Instrumental do Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo, num trabalho magnificamente dirigido pelas professoras Cristina Salgueiro e Ana Portugal.
A presidir a cerimónia esteve o Sr. Presidente do Município, Dr. José António de Jesus Gomes, ao lado da Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Dr.ª Helena Duque. Também na mesa marcaram presença os responsáveis pelos dois Agrupamentos de Escolas de Tondela, nomeadamente a Dr.ª Helena Gonçalves, Diretora do Agrup. Cândido Figueiredo e a Dr.ª Elisa Figueiredo, em representação do Agrup. Tomaz Ribeiro. Pela Escola Profissional de Tondela esteve o seu Diretor Pedagógico, Eng. António Dias que foi o primeiro a abrir os discursos.
Depois da intervenção da Dr.ª Helena Gonçalves e da Dr.ª Elisa Figueiredo, no seu discurso a Dr.ª Helena Duque evidenciou o trabalho exímio que se tem vindo a desenvolver no Concelho de Tondela e que deixa este espaço muito bem posicionado no âmbito das competências da Rede de Bibliotecas. Antes de terminar deu os parabéns a todos os agentes envolvidos nesta rede e em especial ao Município pela aposta tão clara no setor da educação e no seu trabalho no seio da comunidade onde se insere.
A encerrar os discursos, o Presidente do Município de Tondela, Dr. José António Jesus começou por agradecer a presença de todos e em especial da Dr.ª Teresa Calçada, Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares aposentada. Destacando o facto de ter consigo o pelouro da Educação há mais de uma década, lembrou que Tondela foi dos primeiros concelhos em Portugal a ter uma Rede Concelhia de Bibliotecas e a primeira da região centro.
Depois de uma visita à Feira do Livro, a cerimónia continuou no Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido Figueiredo onde a Dr.ª Teresa Calçada e o Dr. José António Jesus descerraram a placa de atribuição do nome “Biblioteca Dr.ª Teresa Calçada”, à biblioteca escolar daquele centro educativo. Um momento que, simbolicamente, pretende perpetuar nesta instituição o nome da pessoa que, carinhosamente, é conhecida como a “…fazedora de Bibliotecas, fazedora de leitores e fazedora de pessoas melhores”.

Com a Festa do Livro a prolongar-se até ao próximo domingo, dia 19 de abril, destacamos o espetáculo de teatro “D.Juan” que decorreu no sábado no palco da ACERT bem como a presença do jornalista e escritor Mário Zambujal no domingo, na Biblioteca Municipal de Tondela.
De entre a distinta programação prevista até ao final da iniciativa e que decorrerá nos diferentes espaços da rede de bibliotecas de Tondela, uma ressalva para o último fim-de-semana que será dedicado aos mais novos.

No sábado haverá uma sessão de autógrafos com o conhecido “Gerónimo Stilton” e no domingo uma tarde radical com insufláveis, jogos tradicionais e tiro com arco, ambas as atividades a decorrer na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro.

Até lá fica um convite ao público em geral para conhecer todas as atividades previstas no sítio online do município ou da rede de bibliotecas e para se deslocar a Tondela.

Sitio: Município de Tondela

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------