27 de janeiro de 2015

Seminário de Educação - “Desafios da Educação”


O Auditório Municipal encheu por completo para receber o debate “Desafios da Educação”, num Seminário organizado pelo Gabinete de Educação do Município de Tondela.

A iniciativa decorreu no passado sábado, 24 de janeiro, durante o período da manhã e contou com a ilustre presença do Sr. Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, para uma plateia de mais de 160 pessoas.
A organização, convicta de uma inequívoca necessidade de promover o debate em torno de uma educação em processo de mudança, selecionou alguns temas peculiares que se complementaram e que permitiram uma outra perspetiva sobre as políticas educativas, sociais e familiares; a Escola de igualdades; a motivação e a autorregulação das aprendizagens ou a dicotomia família/escola. A relação capital entre a escola, a família e a sociedade, num quadro de corresponsabilidade entre os diferentes agentes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, foi o fio condutor que esteve presente ao longo da manhã.
Marcada para as 9h, a sessão de abertura contou com a intervenção do Sr. Presidente do Município, Dr. José António Jesus, e da Sr.ª Delegada Regional da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, Dr.ª Cristina Oliveira. Na sua intervenção, Cristina Oliveira teve a oportunidade de refletir sobre alguns indicadores educativos positivos, relativos ao concelho de Tondela.
Para uma abordagem científica do primeiro painel, marcou presença o Prof. Doutor Jorge Rio Cardoso, docente na Universidade Técnica de Lisboa, que abordou o “Método Ser Bom Aluno” evidenciando o seu próprio exemplo de vida onde passou de um mau aluno, com retenções, para um registo de aluno exemplar.
O segundo painel ficou a cargo do Prof. Doutor Pedro Rosário, docente na Universidade do Minho que veio abordar a “Autorregulação das Aprendizagens”, numa intervenção que deixou o vasto auditório compenetrado no seu discurso imersivo.
Para o último painel a convidada Dr.ª Cristina Valente, apresentou algumas abordagens às crianças em idade escolar, no contexto do Coaching Parental, deixando a plateia a refletir sobre a forma como muitas vezes, erradamente, os pais lidam com os filhos.
Na sessão de encerramento dos trabalhos marcou presença o Sr. Presidente do Município de Tondela, Dr. José António Jesus, e o Sr. Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, Prof. Doutor Fernando Reis.
No seu discurso, José António de Jesus lembrou o compromisso que o Município tem com o setor da Educação, sendo esta uma das suas “maiores prioridades de ação”. Fez referência à forma como se mantém disponível para “alargar o grau de cooperação e competências neste domínio”, destacando o compromisso com a qualidade do serviço educativo oferecido e com as “condições para o desenvolvimento dos jovens e adolescentes” a estudar no concelho do Tondela.
O Secretário de Estado, Fernando Reis, na sua intervenção, reforçou a pertinência deste tipo de encontros, com temas variados que abarcam os diferentes agentes envolvidos no processo educativo. Destacou também a necessidade da escola ser “um espaço para incutir a disciplina, ordem e organização, para estimular a vontade de conhecer, para haver espaço de exigência e de rigor”. Antes da sua despedida, reforçou ainda que “deverão ser estes os valores que devem estar associados às escolas de qualidade, esteja ela na gestão pública, no setor privado ou cooperativo”, cabendo ao estado o “papel de entidade reguladora e de supervisão”.

 

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------