2 de novembro de 2014

EXECUTIVO CAMARÁRIO DO MUNICÍPIO DE TONDELA APROVA O ORÇAMENTO E GRANDES OPÇÕES DO PLANO 2015


"O executivo camarário do Município de Tondela aprovou hoje, dia 31 de outubro, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para o ano de 2015, num valor que ronda os 25 milhões de euros.

O orçamento apresentado espelha o esforço de rigor, exigência e equilíbrio orçamental, valores que têm norteado as decisões económico-financeiras deste executivo. O documento é também mais um forte sinal da preocupação com as questões sociais, educativas e de valorização ambiental, consolidando as estratégias políticas em curso nas diferentes áreas de ação.
Por outro lado, sustenta uma matriz de novas áreas de investimento, em particular na promoção do desenvolvimento económico, considerando as futuras candidaturas aos fundos comunitários.
Neste quadro, a atração de investimentos, a promoção do empreendedorismo e a valorização dos recursos locais, encontram-se espelhados nas Opções de Plano e Orçamento. Também se perspetivam, num futuro próximo, importantes investimentos na área do Turismo e do Termalismo.
Ao domínio da educação está afeto cerca de 10% do valor total do orçamento. A maior fatia diz respeito custos relativos aos transportes escolares, fator de diferenciação que o Município continuará a promover e que acarreta a criação de circuitos especiais para o transporte escolar dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, situação fruto do contínuo reordenamento da rede escolar e do ajustamento das taxas de natalidade das freguesias suburbanas e rurais, aumentado, assim, as respostas de proximidade e os padrões de qualidade elevados.
Ainda na área da educação, salientam-se os investimentos na promoção da escola a tempo inteiro, com o financiamento das Atividades de Enriquecimento Curricular, o Regime de Fruta Escolar e a Ação social Escolar, num contexto onde se valoriza a diferenciação do território, promotor de qualidade de vida.
No que diz respeito aos valores consignados à iluminação pública, destacam-se os custos recentes relativamente às infraestruturas municipais no domínio das Estações de Tratamento de Águas Residuais, sendo um desafio para o Município, futuramente, as candidaturas a projetos de eficiência energética no novo quadro de apoios comunitários, nomeadamente no domínio da microprodução.
Também se salientam os investimentos do Município na valorização ambiental, reforçando a forte aposta nos sistemas de recolha de tratamento de resíduos e de drenagem e tratamento de águas residuais domésticas.
Num quadro que continua a ser de grandes restrições orçamentais, e sem ainda conhecer com detalhe a afetação dos novos fundos comunitários, o Município de Tondela apresentou um Plano de Atividade e Orçamento para 2015 que evidencia a determinação de continuar a transformar desafios em oportunidades com vista a reforçar a construção de uma região moderna, próspera, atrativa, de crescimento sustentado, de bem-estar e liderante."

                                                                               Fonte: sitio da Câmara Municipal de Tondela

 


Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------