31 de agosto de 2014

MEMÓRIAS DE BESTEIROS - FESTAS DE SETEMBRO DE 1970


Para os mais nostálgicos a música do conjunto "Shegundo Galarza"

FESTAS DE SETEMBRO DE 1970

De certeza o seu nome advém do mês da realização, setembro, tornando-se uma de referência das festas do concelho. Nos anos sessenta e setenta, duas festas destacavam-se no concelho de Tondela, as Festas da Mata, na sede do concelho, e as Festas de Setembro em Campo de Besteiros. Apresentavam cartazes notáveis para época, com os melhores conjuntos nacionais, os melhores artistas que se destacavam na televisão e na rádio, nomeadamente na Emissora Nacional.

Ao olharmos o cartaz de 1970 temos um dos melhores conjuntos do país “Shegundo Galarza” e outros conjuntos também com grande notoriedade para época. Conjuntos que se distribuíam por dois dacings, um dancing popular com a música mais de acordo com a juventude, e um dancing chique, da denominada barraca de chá com serviço de mesas e música mais clássica. De notar, hoje que quase tudo se pretende gratuito, pagava-se a entrada no recinto da festa e depois pagava-se entrada num dos dancings.

Para o “povo”, livremente os ranchos folclóricos de diferentes zonas do país que nos transportava a uma grande riqueza multicultural. De grande sucesso a quermesse, também o caldo verde típico destas festas.

Grandes festas que atraiam multidões, mas mesmo multidões, que por vezes era impossível quase dar um passo, porque era tal números de pessoas que impressionava.
 

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------