16 de abril de 2014

TRADIÇÕES DE BESTEIROS _ "ENGANCHAR, ENGANCHAR..."


Notava-se na entoação da voz que se encontrava a viver um momento solene, afirma-se mesmo, que se estava perante a assinatura de um contrato, que era o contrato de enganchar para se dar o Folar. De caras sisudas, de dedo enganchado repetia-se a lengalenga de “enganchar, enganchar, para no domingo de Páscoa dar o Folar. Reza”. Normalmente eram os dedos mindinhos que se enganchavam e selavam o acordo feito de palavras, mas a palavra dada sempre se cumpria.
Então a nossa preocupação era durante o dia, em terreno aberto vermos o nosso adversário para o mandar rezar. Ditavam as regras que a telha protegia da reza, e só se podia mandar rezar de hora a hora, e sempre de dia, por isso, desenvolviam-se estratégias para conseguir apanhar o outro desprevenido para o mandar rezar, e então ganhar o folar.
Por isso, numa esquina escondido como o leão à procura da sua presa, se dizia:
- Reza, Alice.
De sorriso maroto se partia à procura de outra vítima, de outro folar para ganhar. Nessa altura já se preparavam os dentes para o folar saborear, em dia de Páscoa.

Era assim a tradição que os tempos de hoje fizeram perder, num mundo que corre cada vez mais depressa, mais depressa que a memória, mais depressa que as nossas histórias.

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------