14 de abril de 2014

CAMPO DE BESTEIROS - PRECISA DA SUA DIÁSPORA

Monte do Calvário, dos locais mágicos para todos os besteirenses
O século XX em Campo de Besteiros, mais precisamente até à década de setenta foi bastante preenchido, e sobretudo existiu grande poder de iniciativa e capacidade de criar dentro de um espírito empreendedor, deveras notável para época. O estar do outro lado da rua nunca foi motivo para desistir ou desanimar. Antes até foi motivo para inovar e procurar remar contra a maré centralizadora. Nota-se e depreende-se que se uniam forças, uniam-se interesses pelo bem de Campo de Besteiros. Temos de ter a consciência que não se era a sede do município, e nota-se em frequentes realizações que o apoio se limitava ao institucional, e muitas vezes menos que isso. Elevação a vila, instalação da rede elétrica pública nos anos trinta do século passado, a água ao domicilio, etc…etc…etc..
O dinamismo besteirense era uma marca que nos unia, mas ao mesmo tempo distinguia, mas como conservá-lo quando são muitos que estão espalhados por esse mundo que cada vez mais é o nosso mundo. A diáspora besteirense é hoje bastante significativa, quando outros vêm ocupar lugares daqueles que saíram, sem memórias, sem ligações à terra, onde as histórias são histórias que se ouvem de sorriso amarelo.

Por isso, e sobretudo por isso, temos de unir esforços, esquecer clivagens políticas, ideológicas, associativas e de forma unida, construir para o bem comum. Muito da nossa história coletiva vai-se perdendo todos os dias…de forma inexorável. 

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------