18 de agosto de 2013

INAUGURAÇÃO DO PARQUE DO MONTE DO CALVÁRIO

18 de agosto, quente o dia, daqueles dias que mesmo à sombra faz calor, apetecendo bebericar para fazer face a tanta aragem que parece provir do deserto. Dia grande para os besteirenses, porque um anseio de há muitos anos foi finalmente concretizado. Quando escrevo de há muitos anos, escrevo que já nos anos quarenta do século XX se falava num projeto para o Monte do Calvário, que não era somente a escadaria.
Mas o que interessa é escrever sobre o Monte do Calvário e nisso o resultado final, agradou-me, mas não só a mim, porque pelo que foi ouvindo muitos besteirenses mostraram-se satisfeitos com o resultado das obras. Embora, o depósito da água continue a chamar atenção pela falta de pintura, mas o mesmo não estava contemplado no caderno de encargos. Situação que mereceu do senhor presidente da Câmara Dr. Carlos Marta, na altura da apresentação da obra, o reparo que ia fazer um esforço de conseguir uma pequena verba para pintar o depósito. Esperamos que sim.


Agora a obra realizada deve ser motivo de orgulho de todos os besteirenses, porque o Monte será um local de atracão, não só de passagem, mas de estar, e desfrutar, nomeadamente no desporto com a utilização do circuito de manutenção, para além de ser um local religioso por excelência. Esta intervenção que custou cerca de 435 mil euros decorreu sob orientação do arquiteto Fernando, responsável pelo projeto de uma obra que transformou um espaço de grande valor sentimental para os besteirenses que é o Monte do Calvário.
As cerimónias de inauguração começaram com a celebração da Sagrada Eucaristia pelo padre Felisberto e abrilhantada com muita qualidade pelo coro da paróquia de Campo de Besteiros.
Após o término da Eucaristia, no espaço do coreto, o senhor presidente da Junta de Freguesia de Campo de Besteiros, Belmiro Gomes recebeu as entidades presentes, e nessa altura proferiram-se os discursos da praxe.
Será um espaço de lazer mas é sobretudo um espaço religioso, e nesse sentido, o padre Felisberto disse algumas palavras, onde começou por agradecer “…às entidades responsáveis por esta requalificação que enriquece a nossa terra e a nossa região. Enriquece este espaço sagrado, e por isso ficam aqui os meus agradecimentos à Câmara Municipal de Tondela e à Junta de Freguesia de Campo de Besteiros.”



De seguida fez uso da palavra, o senhor Presidente da Freguesia de Campo de Besteiros  Belmiro Gomes que salientou a realização de um desejo de todos os besteirenses “…de ver transformado o Monte do Calvário que para além de ser um lugar de culto religioso será um espaço a partir de hoje de lazer e servirá de palco para um encontro de famílias, para além de ser um espaço equipado que proporcionará a todos a prática desportiva e de manutenção…”. Relembrou que agora que está a terminar o seu mandato, e num esforço conjugado com o Município salientou a realização de obras, das mais importantes de sempre para a freguesia, nomeadamente a Piscina, o Centro Escolar, melhoramentos significativos no Pavilhão Gimnodesportivo, a transformação do espaço da feira no Parque da Freguesia e outras obras onde se incluem a requalificação urbana que ainda está a decorrer. Concluiu que “…são obras que ficam para a história da freguesia”.
Por último, discursou o senhor Presidente da Câmara Dr. Carlos Marta que relembrou que há cerca de treze anos iniciou as suas funções com a inauguração da Capela da Ribeira e passado esse tempo referiu - “…aqui estamos mais uma vez para nos associarmos à inauguração deste magnífico espaço Monte do Calvário, seguramente um dos espaços mais bonitos do nosso concelho, agora muito bem recuperado.”

Após os discursos e ofertas de agradecimento pela Junta de Freguesia de Campo de Besteiros ao senhor Presidente da Câmara e ao arquiteto responsável pela obra, dirigiram-se para o início do monte para descerrar uma placa para registar o ato para posteridade.

Dia importante, dia significativo para Campo de Besteiros, dia também de honra, porque a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia cumpriram com o que se propuseram. Será importante agora que os besteirenses e não só façam por merecer este espaço, respeitando-o e sobretudo preservando, porque essa parte cabe a nós. 

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------