10 de junho de 2013

SANTOS POPULARES - EM TEMPO DE CRISE!!!

Escrevi assim no ano passado, mas passado um ano, os motivos da escrita continuam a ser os mesmos, sem tirar nem por, antes pelo contrário, agora até se exige que se carregue nos tons negros que cada vez mais enrolam este país.
De junho lembra-nos os santos populares, mais o São João, mas não esquecemos o Santo António, e também o São Pedro. Não esquecemos o cheiro do rosmaninho, da aventura vivida nos dias anteriores ao ir cortá-lo. Cheiro único, bastante agradável, ao mesmo tempo intenso como que nos inebriava, mais tardes dava-se asas alegria nos seus folguedos. Das fogueiras também não esquecemos do saltar, o prazer de desafiar o fogo, também o defumar. Outra tradição arreigada nas populações era o lançamento de balões, que subiam à boleia dos ventos. Altura também das partidas, do “roubo” dos vasos, dos carros de bois, que levava que alguns dormissem junto ao mesmo, para evitar que os mariolas levassem a cabo os seus intentos.

Desse tempo guardam-se memórias, mesmo muitas saudades. Hoje, acho que esses hábitos seriam proibidos, porque o fazer fogueiras transporta consigo riscos, e então o que dizer do lançamento de balões. Agora fica-se pela sardinha, que segundo as notícias anda afastada das nossas costas. Pudera, correr risco de ser taxada com impostos, ou então deve ser da chuva.

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------