2 de junho de 2013

LIMITES DA NOSSA FREGUESIA


Dos mais antigos ouvi que nesta pedra se dividiam três freguesias, a saber: Guardão, Campo de Besteiros e Santiago de Besteiros. Se os mais antigos o diziam era porque era verdade, se era verdade, hoje também é verdade, e a mesma deve ser respeitada e preservada. Daqui, desta pedra saia uma linha imaginária que definia os limites ou a divisória entre as freguesias de Campo de Besteiros e Santiago de Besteiros.
Ouvi várias vezes esta história, que de certeza passou de geração em geração como um legado a respeitar e a preservar sobre os limites da freguesia de Campo de Besteiros. Aquela fractura na pedra desde tempos imemoriais serviu de referência aos nossos antepassados, que por vezes não tinham rios para delimitar, situação que nesse caso era mais facilitada, porque o seu percurso seria a fronteira. Quando os rios não eram as delimitações encontravam-se referências na natureza com o mesmo valor que era comummente aceite por todos e por todos respeitada.

Nos últimos tempos não vimos isso e algumas placas como ganham pernas e percorrem centenas de metros por espaço de outros. De certeza que se irá continuar as tradições transmitidas e que os limites que os nossos antepassados nos deixaram serão respeitados.

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------