23 de maio de 2013

NÚCLEO MUSEOLÓGICO DA AVICULTURA. URGE AVANÇAR!!!


Foi aqui onde se situaram os primeiros pavilhões
da avicultura industrial
 em Portugal
Dois nomes estão ligados indissoluvelmente à introdução da avicultura com fins industriais, em Campo de Besteiros e consequentemente em Portugal, Eduarda Matos e o seu primo, de origem italiana Engenheiro Morelli. Eduarda Matos que esteve alguns anos em Inglaterra contactou com uma realidade completamente diferente da portuguesa. Trouxe consigo alguns livros de referência sobre o tema, procedeu alguns avanços na área, mas mais tarde com a presença do seu primo a convalescer de uma doença e com vastos conhecimentos relacionados com a economia de mercado avança nessa área. Começa em 1951, na sua casa de Castelões, mas é em 1952, em Campo de Besteiros, no lugar da Gândara, onde são construídos três pavilhões para exploração avícola que se concretiza de forma definitiva a avicultura com fins industriais no nosso país. Os três pavilhões eram de madeira, cobertos de papelão alcatroado, e no caso de fracassar a ideia, seriam facilmente desmontáveis.
Aqui começava uma epopeia e colocou Campo de Besteiros na História da avicultura, mas que infelizmente parece que se vai perder nas rodas do tempo. Mais uma vez não sabemos honrar os nossos antepassados, para alguns parece mesmo um objetivo, porque assim não perdem em comparação.
Todos aqueles que estiveram ligados à avicultura merecem que esse feito seja preservado num núcleo museológico. Naquilo em que puder não deixarei morrer esta ideia, apesar dos críticos que muito falam e nada fazem. 

3 comentários:

besteirense disse...


Estou plenamente de acordo com as suas palavras. Mereciam mais respeito apesar de já partirem, mas a nossa terra e principalmente a sede do concelho deviam fazer alguma coisa para perpetuar o nome de quem deu ao país a iniciativa da indústria avicola.
Hoje, provávelmente esta indústria que se desenvolveu por todo o país, e nada resta em Campo de Besteiros,certamente não existiria ou não teria sido desenvolvida como se encontra por todo o país.

Anônimo disse...

Penso e tenho a certeza que há em Campo de Besteiros pessoas que tiveram a sua vida ligados á Avicultura como empresários, que podiam dar o seu contributo e um apoio mais alargado a esta magnífica iniciativa e serem um dos seus principais impulsionadores, se para isso disponibilizassem um pouco do seu tempo e da sua vontade.
Rui Cruz

Anônimo disse...

O prevalecente em Campo de Besteiros são os críticos, que criticam tudo e todos, quando se faz algo de útil e para bem da nossa terra, mas são incapazes de mexer uma palha para fazer seja o que for. Para esses parafraseando o humorista brasileiro Jô Soares, a minha gargalhada de desprezo
Um besteirense

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------