1 de maio de 2013

1.º de Maio - Dia do Trabalhador


Maio, entrámos no mês de maio, um pouco triste devido ao tempo mas não só, e neste primeiro dia comemoramos o dia do trabalhador, numa altura de grande precariedade no trabalho. Por vezes sente-se que mais importante que subir na carreira profissional é garantir o posto de trabalho. Os valores e princípios pelos quais se lutou no 1.º de Maio de 1886, na cidade de Chicago, podem estar desfasados da realidade, mas infelizmente cada vez mais sente-se que existem princípios universais do trabalho a serem colocados em causa todos os dias. Curiosamente, começou na América esta luta, e foi na Europa, em 1889, na cidade de Paris aquando o Congresso Operário Internacional que se decretou que o 1.º de Maio, como o Dia Internacional dos Trabalhadores que deveria ser respeitado por todos, claro com as nuances daqueles que tem de trabalhar para garantir os serviços que são necessários à população em geral.
Dia de tristeza, dia de incerteza para muitos, dia de angústia, quando ouvimos que alguém coloca em causa o direito ao trabalho e a uma remuneração justa pelo mesmo.
Mesmo assim, Maio, mês das flores, das maias que protegem os lares, podem ser que as mesmas nos protejam de mais austeridade. Quem dera!

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------