16 de agosto de 2012

DE REGRESSO - Olhar de Besteiros


De regresso de férias, mas também de regresso ao trabalho, voltamos ao mesmo tempo ao blogue, voltamos à colocação de artigos de Besteiros, do seu mundo, mas também de outros mundos, porque isto de mundos depende das vivências de cada um. Olhares, por vezes indiscretos, olhares por vezes críticos, olhares de defesa de valores de identidade, mas também de alerta para aquilo que se perde, não para aquilo que se transforma. 

De férias olha-se para aquilo que ouvimos de outra forma, mais desprendida, mesmo mais irreal, mas ao mesmo tempo esse olhar é um olhar desfocado, ou mesmo condicionado com determinados pressupostos.

Mas ao olharmos pelo país encontramos terras muito orgulhosas da sua história, dos seus valores, das suas tradições, pode-se mesmo dizer que estão de bem com a História, com o seu passado. Exemplos flagrantes, encontramos a sul, maís precisamente nas terras quentes alentejanas, onde as rotundas, as praças, ou outros espaços encontram-se monumentos evocativos das suas comunidades.

Tudo depende do olhar, da forma como se olha, do conhecimento que se tem.

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------