24 de junho de 2010

SCUTs - erros atrás de erros!!!

Muitas vezes se ouviu esta frase, “que democracia é esta, ou pagam todos ou não paga ninguém”. A polémica está instalada com as SCUTS, que explicando esse sigla, quer dizer, vias rápidas sem custos para o utilizador. Errou-se ao criar estas vias, mas errou-se mais cedo e isso sabia o Eng. Duarte Pacheco que mandou construir em Portugal, a primeira a auto-estrada por achar ser mais segura. Mas erro não vem só de agora. Já vem do tempo dos famosos IPs, que se tornaram quase todos, sem excepção em estradas com elevada mortalidade. Nessa altura já deveria ter sido construídas as auto-estradas e não os IPs.
Esse erro estratégico ditou a morte de muitos portugueses em acidentes de viação, muitos por culpa própria, mas todos induzidos que se encontravam em estradas rápidas, mas seguras. Infelizmente não se pode responsabilizar os governantes por decidirem mal.
A mim não me preocupa o CHIP, porque quem não deve não teme. A mim preocupa-me, o aumentar de desigualdades no país e sobretudo a passagem de muitos automobilistas para as estradas nacionais com a consequente aumento dos perigos e do acidente. E tudo que seja feito para proteger a vida do cidadão é sempre bem-vindo e não é esta medida.
Se temos mesmo de pagar, proponho o pagamento de um imposto de circulação, pago anualmente para todos aqueles que utilizem as chamadas SCUTS, mas com isenção para os portugueses residentes no interior do país. Assim seria descriminação positiva. Esse imposto seria colocado no vidro do carro com um dispositivo para leitura óptica.

Nenhum comentário:

-------------------------------Um baú de histórias e memórias--------------------------------