Nos primeiros vinte cinco anos do século XX, Campo de Besteiros, ou Besteiros, ou então santa Eulália de Besteiros conheceu grande dinamismo associativo. Desde a fundação do Besteiros F.C em 1919, mais tarde a fundação da Sociedade de Propaganda no ano 24 a região de Besteiros esteve empenhada em fazer ouvir a sua voz e marcar a diferença. Movimentos apolíticos que visavam sobretudo a promoção de Besteiros e a defesa de interesses comuns.
Dentro deste propósito surgiu a Sociedade de Propaganda que tinha como objectivo principal a promoção da região de Besteiros, principalmente a formação do concelho de Besteiros com sede em Besteiros. Esse desiderato esteve próximo a ser concretizado, não fosse um recuo de última hora e a substituição de um ministro. Infelizmente não se concretizou, porque assim a verdade histórica seria reposta.
Mas não é por hoje o assunto deste artigo. Comprova-se desde sempre uma grande ligação entre as duas associações, O Besteiros e a Propaganda que possibilitava ao primeiro a utilização das suas instalações para algumas realizações importantes para a região.
Consciente que ao levantar a questão da possível fusão, estou a abordar um assunto com algum melindre. O futuro o dirá. Viso principalmente que este assunto se torne tema de discussão e que se encontre a melhor decisão.
Temos é ser realistas que a Sociedade de Propaganda encontra-se num estado letárgico e a fusão serviria para rentabilizar os recursos quer materiais como humanos. Porém, essa fusão não deveria em caso algum pressupor a extinção de uma das associações.
Gostaria de ver aqui a vossa opinião, através do envio de mails, ou mesmo em comentários, para que esta discussão seja alargada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário